Como funciona a eletrofisiologia do coração?

Índice

Como funciona a eletrofisiologia do coração?

Como funciona a eletrofisiologia do coração?

Trata-se de um exame invasivo indicado para correção Arritmias que não respondem aos medicamentos farmacológicos. É realizado em laboratório especializado, onde se executa os procedimentos com cateteres (tubos finos flexíveis especializados) dos tipos: Eletrodo e de Radiofrequência.

Como ocorre a eletrofisiologia?

A eletrofisiologia consiste no estudo das propriedades elétricas em células e tecidos. ... A cardiologia engloba, como área de atuação, a eletrofisiologia, a qual consiste no diagnóstico e tratamento de arritmias através de cateteres introduzidos no sistema venoso do paciente, chegando até a câmaras cardíacas.

Onde começa o processo de despolarização das células cardíacas?

FASE 0. Corresponde à despolarização da célula miocárdica. Esta fase começa quando o estímulo proveniente do nodo sinusal é transmitido célula-a-célula. Alguns canais de sódio se abrem e os íons de Na+ se movem para dentro da célula.

Como ocorre a repolarização ventricular?

A repolarização ventricular (RV) é um fenômeno elétrico complexo que representa um estágio crucial na atividade elétrica cardíaca. É a fase em que o coração está se repolarizando (preparando-se para uma nova contração).

Como é feita uma ablação por cateter?

A ablação por cateter é um procedimento minimamente invasivo no qual o médico passa um tubo fino e flexível (cateter) pelos vasos sanguíneos até o coração para destruir (neutralizar) as vias elétricas anormais do tecido cardíaco.

O que é Cardiologia eletrofisiologia?

O que é Eletrofisiologia Cardíaca? É a especialidade da cardiologia que trata dos distúrbios do ritmo do coração. Nas duas últimas décadas foi a área com os maiores avanços para o diagnóstico e tratamento de problemas cardíacos. Há pouco tempo, o tratamento de muitos distúrbios cardíacos era totalmente medicamentoso.

Postagens relacionadas: