Como ocorre o processo de cianose?
Índice
- Como ocorre o processo de cianose?
- O que é uma pessoa cianótica?
- Como classificar a cianose?
- Como diferenciar os tipos de cianose?
- Como identificar cianose central?
- Qual o sintoma da cianose?
- Quando ocorre a cianose periférica?
- Quais são as características do cianose central?
- Quais são os exames necessários para a cianose?
Como ocorre o processo de cianose?
A cianose surge quando circula pela pele sangue sem oxigênio (desoxigenado), que é mais azulado e menos vermelho. A cianose pode ser decorrente de vários tipos de doenças pulmonares ou cardíacas graves que reduzem os níveis de oxigênio no sangue.
O que é uma pessoa cianótica?
A cianose é uma condição caracterizada pela coloração azulada da pele, unhas ou boca, sendo normalmente um sintoma de doenças que podem interferir na oxigenação e circulação do sangue, como a insuficiência cardíaca congestiva (ICC) ou a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).
Como classificar a cianose?
Há três tipos de cianose. Cianose central: resultado de hipoxemia arterial; cianose periférica: associada à estase, a qual permite uma extração mais acentuada de oxigênio da hemoglobina contida no sangue periférico; cianose por alteração da hemoglobina (Tabela 1)3,4.
Como diferenciar os tipos de cianose?
Existem três tipos de cianose, a doença da pele de cor azulada:
- Central: quando o sangue já chega desoxigenado.
- Periférica: quando ocorre desoxigenação em excesso pelos tecidos periféricos, podendo ser tanto generalizada como local.
- Mista: a associação dos mecanismos da cianose central com a periférica.
Como identificar cianose central?
Sinais e sintomas Na cianose central de causa pulmonar, as crianças podem estar agitadas, apresentar quadro de tosse, rouquidão, sinais de dificuldade respiratória como respiração acelerada e retração dos músculos que auxiliam a respiração. Perante uma causa infeciosa, a criança pode apresentar febre.
Qual o sintoma da cianose?
Nos casos mais graves, a cianose decorre de uma insuficiência cardiorespiratória, doença pulmonar grave ou problemas circulatórios. A exposição a climas de altitude, bem como o contacto com a água muito fria ou muito quente pode gerar o mesmo sintoma.
Quando ocorre a cianose periférica?
A cianose periférica geralmente é provocada quando o coração não tem a capacidade de enviar uma quantidade adequada de sangue para a periferia ou é causada por uma lentificação local da circulação. Ela aparece quando a circulação do sangue nas veias periféricas, por exemplo, nas veias das mãos ou do rosto, se torna muito lenta.
Quais são as características do cianose central?
O cianose geralmente central é acompanhado com características do cianose periférico. Pode haver outras características como a descoloração da dispneia, da falta de ar, a azulada ou a roxa etc. de respiração orais das mucosas, os rápidos e os rasos.
Quais são os exames necessários para a cianose?
Radiografia torácica, ecocardiograma, cateterismo cardíaco, testes de função pulmonar e, ocasionalmente, exames complementares podem ser necessários para determinar a causa da diminuição da concentração de oxigênio no sangue, provocando a cianose.