Como ocorre a formação de corpos cetônicos?

Índice

Como ocorre a formação de corpos cetônicos?

Como ocorre a formação de corpos cetônicos?

Corpos cetônicos são produtos da transformação de lipídios em glicose, apresentam grupo funcional cetona, são sintetizados na matriz mitocondrial dos hepatócitos (fígado) a partir de um excesso acetil-coA causado pelo excesso de lipólise causado por uma baixa glicemia, ou seja, jejum prolongado que aumenta a lipólise.

Como se dá a formação dos corpos cetônicos até a sua utilização como fonte de energia?

Os corpos cetônicos são produzidos a partir do acetil-CoA (veja cetogênese) principalmente na matriz mitocondrial das células do fígado quando os carboidratos estão tão escassos que a energia deve ser obtida através da quebra dos ácidos graxos. A acetona é formada a partir da descarboxilação espontânea do acetoacetato.

Como ocorre a formação do acetil-CoA?

A actil-CoA forma-se a partir do ácido pirúvico produzido na glicólise. O ácido pirúvico passa por uma descarboxilação, com libertação de CO2 (dióxido de carbono), e por uma oxidação, com libertação de hidrogénio, formando a acetil-CoA por associação à CoA (coenzima A).

Como ocorre a produção de corpos cetônicos?

A produção e a exportação dos corpos cetônicos liberam a coenzima A, permitindo que a oxidação dos ácidos graxos continue. Casos como jejum prolongado, ou diabetes melito não-tratado, resultam em uma superprodução de corpos cetônicos, à qual se associam sérios problemas médicos.

Qual o metabolismo de lipídeos?

Metabolismo de Lipídeos Prof. Dr. Júlio César Borges Depto. de Química e Física Molecular – DQFM Instituto de Química de São Carlos – IQSC Universidade de São Paulo – USP E-mail: [email protected] Lipídeos Biomoléculas insolúveis em água; Quarto principal grupo de biomoléculas; Grande diversidade química e estrutural;

Como é reconhecida a superfície das lipoproteínas?

A parte protéica que ocupa a superfície das lipoprotéinas distintas pode ser reconhecida por receptores, que podem ativar sua hidrólise, por exemplo, pela lipoproteína lipase dos capilares do tecido adiposo ou sua internalização por hepatócitos, onde podem ser supridas de mais glicerídeos.

Quais são os lipídios?

Lipídeos Biomoléculas insolúveis em água; Quarto principal grupo de biomoléculas; Grande diversidade química e estrutural; Não são poliméricos, mas podem formar agregados. Várias funções 3 principais:

Postagens relacionadas: