O que é e como se forma um aquífero?

Índice

O que é e como se forma um aquífero?

O que é e como se forma um aquífero?

São verdadeiros reservatórios subterrâneos de água formados por rochas com características porosas e permeáveis que retém a água das chuvas, que se infiltra pelo solo, e a transmitem, sob a ação de um diferencial de pressão hidrostática, para que, aos poucos, abasteça rios e poços artesianos.

Como é a formação de um aquífero?

São formados quando a água proveniente de precipitações infiltra-se no solo e fica armazenada em camadas de areia. A formação se é dada pela infiltração. ... Os minerais contidos nessa água são retirados das rochas quando a mesma se infiltra no solo a grandes profundidades.

Como se formam os aquíferos subterrâneos?

O acúmulo de água abaixo de um determinado nível da superfície do solo e acima da camada impermeável forma os grandes reservatórios de água, também chamados de aquíferos subterrâneos.

O que são aquíferos Cite exemplos?

Um aquífero é uma formação ou grupo de formações geológicas que pode armazenar água subterrânea. São rochas porosas e permeáveis, capazes de reter água e de cedê-la. Esses reservatórios móveis aos poucos abastecem rios e poços artesianos. Podem ser utilizadas pelo homem como fonte de água para consumo.

Como podem ser classificados os aquíferos?

Os aquíferos suspensos são formados por uma base inferior impermeável e uma base superior permeável ou semipermeável, sem a capacidade de transmitir, acumular ou receber mais água. Já os aquíferos confinados são aqueles cercados por camadas impermeáveis e mantidos sob uma pressão interna superior à pressão atmosférica.

O que são nascentes e como são formadas?

Uma nascente nada mais é do que a água da chuva ou do derretimento de geleiras, que se acumula em uma camada menos permeável. ... Uma vez acumulada, essa água pode emergir basicamente de duas formas: formando lagoas ou jorrando.

Como é formado lençol freático?

Lençol freático é um reservatório subterrâneo de águas provenientes da chuva que se infiltram no solo por meio de rachaduras ou fissuras. Pode ser definido como um aquífero natural, em que o volume de água armazenada varia.

Quais são os tipos de aquíferos?

Em uma dessas possibilidades, há a divisão que apresenta três tipos de aquíferos: os livres, os suspensos e os confinados O aquífero livre apresenta-se com um extrato superior permeável, sendo inferiormente limitado por uma rocha permeável ou semipermeável.

Como ocorre o escoamento de água nos aquíferos?

Um aquífero como foi bem exemplificado possuem uma reserva permanente de água, e uma reserva reguladora ou ativa, que são águas infiltradas pela chuva e córregos. O local onde ocorre o escoamento de agua da chuva nos aquíferos é chamado de zona de recarga, podendo ser direta ou indireta.

Como fornecimento de água para aquíferos?

Fornece água para poços e nascentes em proporções suficientes, servindo como proveitosas fontes de abastecimento. Uma formação geológica para ser considerado um aquífero deve conter espaços abertos ou poros repletos de água e permitir que a água tenha mobilidade através deles.

Qual a relevância do aquífero?

Por exemplo, apenas de saber que o aquífero é uma formação geológica capaz de acumular quantidades consideráveis de água, potável ainda, ele já possui grande relevância. Além disso, por meio dele, as águas da superfície permanecem estáveis. Sua existência também absorve a água da chuva, o que evita diversos transbordamentos.

Postagens relacionadas: