Como é realizado o processo de distribuição de um fármaco?

Índice

Como é realizado o processo de distribuição de um fármaco?

Como é realizado o processo de distribuição de um fármaco?

Após entrar na circulação sistêmica, o fármaco é distribuído a todos os tecidos corporais. Em geral, a distribuição é desigual em virtude de diferenças na perfusão sanguínea, ligação a tecidos (p. ex., decorrente do conteúdo lipídico), pH regional e permeabilidade das membranas celulares.

O que é a distribuição de um fármaco?

Por distribuição de medicamentos entende-se o movimento do medicamento do sangue para os diversos tecidos do corpo (por exemplo, tecidos adiposo, muscular e cerebral) e dos tecidos para o sangue, bem como as proporções relativas do medicamento nos tecidos.

Como os fármacos podem interferir na distribuição?

Assim como na absorção certos fatores ligados ao fármaco também podem interferir podem interferir na distribuição, como por exemplo: Carga elétrica: fármacos ionizados tem dificuldade em atravessar o endotélio vascular e assim atingir outras regiões do organismo;

Qual a distribuição desse fármaco?

Além disso, fatores como o fluxo sanguíneo, lipossolubilidade e redistribuição podem afetar a distribuição desse fármaco. Muitos fármacos devem se ligar a proteínas plasmáticas para ser transportados, ligando-se principalmente a albumina (fármacos ácidos) e a α1-glicoproteía ácida (fármacos básicos).

Quais fatores afetam a distribuição de fármacos?

Fatores Fisiológicos: 1. Idade: afeta de forma marcante a distribuição, de modo geral, tanto a fração livre, quanto o volume de distribuição para o fármaco total e não ligado, aumentam.

Qual o volume de distribuição de um fármaco?

O volume de distribuição não tem relação com o volume real do corpo ou com seus compartimentos líquidos, mas certamente com a distribuição do fármaco dentro do corpo. Para um fármaco com alta ligação tecidual, muito pouco do fármaco permanece na circulação; assim, a concentração plasmática é baixa e o volume de distribuição é alto.

Postagens relacionadas: