Como ocorre a formação do basalto?

Índice

Como ocorre a formação do basalto?

Como ocorre a formação do basalto?

Basalto é uma rocha ígnea vulcânica ou extrusiva, escura e muito finamente cristalina. É o principal constituinte da crosta oceânica. O magma que dá origem ao basalto é produto direto da fusão parcial do manto superior terrestre.

Qual a origem do basalto e do granito?

O exemplo mais comum é o basalto. Se o magma sobe através da crosta, mas resfria ainda dentro dela, em grandes profundidades, ele origina uma rocha ígnea plutônica (também chamada de intrusiva). O exemplo mais comum é o granito. ... Essas rochas são classificadas como afaníticas.

O que se faz com o basalto?

O basalto, pela sua dureza e resistência à meteorização, é explorada para a produção de alvenarias e de agregados de construção civil e como rocha ornamental para revestimentos e calçadas. A produção de fibras de basalto é uma indústria em expansão.

Qual é a estrutura do basalto?

O basalto é constituído basicamente por minerais de silício, alumínio e ferro, na forma de piroxênios (augita), plagioclásios (labradorita) e magnetita [1].

Como se forma a pedra mármore?

Ela recebe o nome de rocha metamórfica porque é formada a partir da transformação físico-química sofrida pelo calcário a altas temperaturas e pressão. Isto exlplica porque as maiores jazidas de mármore se encontram em regiões de atividade vulcânica e que possuem a rocha matriz calcária.

Qual a estrutura do granito?

Granito é uma rocha ígnea ácida plutônica de composição quartzo-feldspática....Granito.
Forma dos Minerais:Anédricos a Subédricos
Arranjo entre os Minerais:Variável, podendo ser Equigranular ou Inequigranular
Acidez e Sílica-Saturação:Ácida, Supersaturada (SiO2 Presente no Quartzo)
Índice de Cor:Leucocrática
Estrutura:Maciça

Qual é a classificação do granito?

Granitos são classificados de acordo com o diagrama QAPF para rochas plutônicas de granulação grossa e são nomeados de acordo com a porcentagem de quartzo, álcali-feldspato (ortoclásio, sanidina ou microclina) e plagioclásio na porção A-Q-P do diagrama.

Quais são as diferenças entre basalto e granito?

 O basalto e o granito são semelhantes nas rochas ígneas e siliciosas e comuns na Terra.  Eles também têm inúmeras diferenças.  O basalto é extrusivo, máfico e comum em todo o Sistema Solar, enquanto o granito é intrusivo, félsico e comum apenas na Terra.

Qual é a composição mineral do basalto?

Composição mineral dos variados tipos de basalto. Embora seja categorizado como rocha ígnea, também pode ser classificado segundo o ambiente tectônico onde está presente. Por exemplo, temos o MORB ( mesoceanic ridge basalts – basaltos de cadeia mesoceânica) que são carentes de elementos químicos incompatíveis.

Quais são os tipos de basalto?

O basalto pode apresentar coloração e texturas diferenciadas. Por exemplo, os tipos holocristalinos tendem a mostrar textura pilotaxítica, subofítica ou ofítica. Os hipocristalinos são mais vitrofírica, variolítica, intersertal, intersticial ou hialopilítica.

Qual é a origem do granito?

O granito é uma rocha ígnea plutônica que é muito comum na crosta continental. Ele se forma a partir de câmaras de magma subterrâneas que resfriam e endurecem sob a superfície e depois se exumam e expõem na superfície. O basalto e o granito são semelhantes nas rochas ígneas e siliciosas e comuns na Terra.

Postagens relacionadas: