Como ocorre a metabolização do paracetamol?

Índice

Como ocorre a metabolização do paracetamol?

Como ocorre a metabolização do paracetamol?

Metabolismo: o paracetamol é metabolizado principalmente no fígado e envolve três principais vias: conjugação com glucoronídeo, conjugação com sulfato e oxidação através da via enzimática do sistema citocromo P450.

Como ocorre intoxicação por paracetamol?

Intoxicação pelo paracetamol pode causar gastrenterite horas após a ingestão e hepatotoxicidade em 1 a 3 dias. Após superdosagem, a gravidade da hepatotoxicidade é previsível pelos níveis de paracetamol no soro. O tratamento é feito com n-acetilcisteína, com a finalidade de prevenir ou minimizar a hepatotoxicidade.

O que fazer em caso de intoxicação por paracetamol?

Tratamento de intoxicação por paracetamol Caso se tenha ingerido paracetamol nas últimas horas, pode ser administrado carvão ativado. Se a concentração de paracetamol no sangue for elevada, administra-se geralmente acetilcisteína por via oral ou intravenosa, para reduzir a toxicidade do paracetamol.

Em que etapa da toxicocinética ou Toxicodinâmica é realizada a metabolização do paracetamol?

A biotransformação ou metabolismo da substância é a terceira etapa da toxicocinética, ocorrendo nela ação sinérgica de fígado e rim sobre a substância, e com isso, está intimamente relacionada com a excreção.

Qual dos seguintes é o antídoto indicado para intoxicação por paracetamol?

N-acetilcisteína é um antídoto para intoxicação por acetaminofen. Este fármaco é precursor da glutationa, diminuindo a toxicidade do paracetamol por elevar o depósito de glutationa hepática e também, possivelmente, por outros mecanismos.

Como Prevenir a intoxicação por paracetamol?

Outros riscos associados à intoxicação por paracetamol envolvem as crianças, uma vez que elas são mais sensíveis a overdoses. Deve-se, então, prestar atenção especial às quantidades indicadas.

Qual o mecanismo de ação do paracetamol?

Apesar de os mecanismos de toxicidade do paracetamol estarem bem estabelecidos, o seu mecanismo de ação ainda hoje está por ser elucidado e constitui um motivo de grande debate.

Qual a probabilidade de toxicidade por paracetamol?

Os médicos podem prever a probabilidade de toxicidade por paracetamol pela quantidade ingerida ou, mais precisamente, pelo nível de paracetamol no sangue da pessoa. O nível no sangue, medido entre 4 e 24 horas após a ingestão, pode ajudar a prever a gravidade da lesão hepática.

Qual a quantidade de paracetamol disponível no Brasil?

Apesar de à época (2014) a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ter publicado uma notificação alertando sobre os perigos da superdosagem desse medicamento, no Brasil ainda estão disponíveis comprimidos com quantidades bem superiores de paracetamol, como versões com comprimidos de 750 mg.

Postagens relacionadas: