O que é intoxicação por medicamentos?
Índice
- O que é intoxicação por medicamentos?
- Como causar intoxicação medicamentosa?
- O que fazer em caso de intoxicação por medicamentos?
- Quais são as principais causas de intoxicação por medicamentos?
- Qual remédio causa intoxicação?
- Que medicamento causa intoxicação?
- O que é bom para desintoxicar medicamentos?
- Quais os sintomas de intoxicação por medicamentos?
- Qual o medicamento que causou a intoxicação?
- Qual a definição da intoxicação?
- Quais os medicamentos que causam intoxicações graves?
- Por Que Você sofre de intoxicação por medicamentos?
O que é intoxicação por medicamentos?
Intoxicação medicamentosa consiste em uma série de sinais e sintomas produzidos, quando um medicamento é ingerido, inalado, injetado ou entra em contato com a pele, olhos ou membranas mucosas em dose(s) acimada(s) terapêutica(s).
Como causar intoxicação medicamentosa?
A intoxicação por medicamentos acontece pela alta ingestão de remédios. Quando uma pessoa toma uma quantidade acima do indicado ou ingere vários tipos de remédios, as chances de desencadear algum tipo de envenenamento por essas substâncias é muito alta.
O que fazer em caso de intoxicação por medicamentos?
Manter a vítima deitada em posição lateral, caso perca a consciência; Procurar informações sobre a substância que provocou à intoxicação, caso possível, como checando caixa de remédios, recipientes de produtos ou a presença de animais peçonhentos próximo, para ajudar na informação à equipe médica.
Quais são as principais causas de intoxicação por medicamentos?
Entre as principais causas das intoxicações medicamentosas, os acidentes individuais predominam (8.911 casos ou 32,7%), seguidos das tentativas de suicídio (8.888 –32,6%), uso terapêutico (5.855 – 21,5%), erro de administração (1.368 – 5%) e automedicação (919 – 3,4%).
Qual remédio causa intoxicação?
Intoxicação por Medicamentos
- Benzodiazepínicos. ...
- Fenotiazínicos. ...
- Butirofenonas e Tioxantenos. ...
- Antidepressivos Tricíclicos. ...
- Barbitúricos. ...
- Carbamazepina. ...
- Fenitoínas. ...
- Ácido Valproico.
Que medicamento causa intoxicação?
De acordo com o levantamento, dez princípios ativos de medicamentos são identificados como os mais freqüentes nos casos de intoxicação. São eles: fenobarbital, diazepam, haloperidol, carbamazepina, bromazepam, fenilpropanolamina, benzodiazepínicos não identificados, paracetamol, fenilefrina e dipirona.
O que é bom para desintoxicar medicamentos?
O tratamento padrão nos casos de intoxicação de medicamentos consiste em: lavagem gástrica, eméticos, uso de antídotos (medicamentos com efeito contrário ao ingerido pelo paciente), carvão ativado, entre outros.
Quais os sintomas de intoxicação por medicamentos?
Sintomas da intoxicação por medicamentos
- sudorese;
- diarreia;
- vômito;
- tontura;
- palpitação;
- mudança brusca de comportamento;
- aumento da salivação;
- sedação.
Qual o medicamento que causou a intoxicação?
Geralmente o telefone encontra-se nos rótulos e embalagens do produto. Se você souber qual foi o medicamento que causou a intoxicação, será orientado sobre os primeiros passos a serem seguidos ou, se necessário, a necessidade de chamar o serviço de emergência. Enquanto isso, examine e monitore as vias aéreas, a respiração e o pulso da pessoa.
Qual a definição da intoxicação?
Pessoas que não estejam neste grupo não devem utilizar este conteúdo. Definição: Intoxicação refere-se ao desenvolvimento de efeitos adversos associados à exposição a determinadas doses de substâncias químicas, fármacos ou outros xenobióticos.
Quais os medicamentos que causam intoxicações graves?
Outros tipos de medicamento que causam intoxicações graves, levando muitas vezes a óbito por overdose, são os antidepressivos, tranquilizantes e anticonvulsivantes.
Por Que Você sofre de intoxicação por medicamentos?
Suspeitando de uma pessoa que sofre de intoxicação por medicamentos, é preciso agir rapidamente, mas manter a calma. Os sintomas de intoxicação podem demorar em aparecer. No entanto, se você suspeitar que alguém esteja intoxicado, não espere até que os sintomas se manifestem.