Em qual fase da Odontogênese acontece o desenvolvimento do periodonto de inserção?

Índice

Em qual fase da Odontogênese acontece o desenvolvimento do periodonto de inserção?

Em qual fase da Odontogênese acontece o desenvolvimento do periodonto de inserção?

Fase de Campânula Nas bordas do germe dentário, a união das células do epitélio interno e externo do órgão do esmalte dará origem a uma estrutura denominada alça cervical, antecessor da bainha de Hertwig, importante estrutura dentária na formação do periodonto de inserção.

Onde os odontoblastos se localizam?

Na parte da coroa do dente, os odontoblastos se apresentam como células colunares altas, já na metade da raiz, como colunares baixas. Cortando transversalmente um odontoblasto, pode-se verificar núcleos celulares, sem rastros de nucléolos e o citoplasma, ocasionalmente.

Como ocorre a penetração de substâncias através da dentina?

Esse processo de penetração de substâncias através da dentina é um processo passivo e é determinado, em grande parte, pela estrutura própria da dentina. Os canalículos dentinários convergem para a polpa, porque a superfície da área da junção dentina-esmalte é maior.

Quais são os prolongamentos da pré-dentina?

Estes prolongamentos vão se tornando mais longos à medida que a dentina vai ficando mais espessa, ocupando os denominados túbulos dentários. Estes túbulos são canais estreitos que se ramificando intensamente próximo da junção entre dentina e esmalte. A pré-dentina é a matriz não mineralizada sintetizada inicialmente pelos odontoblastos.

Qual a relação entre dentina e polpa?

Dentina e polpa formam um complexo em íntima relação topográfica, embriológica e funcional, por isso têm características biológicas comuns. A dentina é constituída por: Materia inorganica (70%), materia organica (20%), Água (10%).

Por que a dentina é permeável?

A dentina é canalicular, e, portanto permeável; substâncias podem penetrar através dos canalículos e atingir a polpa. Os odontoblastos estão situados na periferia da polpa, e as suas projeções citoplasmáticas (prolongamentos) ocupam um espaço na matriz da dentina, que são os túbulos dentinários.

Postagens relacionadas: