Como ocorre a oxidação de lipídios?
Índice
- Como ocorre a oxidação de lipídios?
- Quais os principais fatores que aceleram a oxidação dos lipídios?
- Como ocorre a auto-oxidação?
- O que é gordura oxidada?
- O que causa a oxidação dos alimentos?
- Quais são as reações de oxidação lipídica?
- Quais são os principais lipídios?
- Qual o papel dos lipídios na dieta?
- Por que alimentos com elevado teor de lipídios são perecíveis?
Como ocorre a oxidação de lipídios?
A oxidação lipídica envolve uma série complexa de reações químicas, que ocorre entre o oxigênio atmosférico e os ácidos graxos insaturados. Essas reações ocorrem em três estágios: Iniciação, propagação e terminação. O oxigênio adiciona-se ao radical livre e forma um radical peróxido.
Quais os principais fatores que aceleram a oxidação dos lipídios?
A oxidação lipídica é influenciada por uma série de fatores, tais como: composição de ácidos graxos do óleo, luz, temperatura, concentração e tipo de oxigênio, presença de antioxidantes, metais de transição, pigmentos, entre outros (VELASCO; DOBARGANES, 2002).
Como ocorre a auto-oxidação?
As reações de auto-oxidação apre- sentam normalmente um período de indução, que é o período durante o qual ocorrem poucas mudanças nos lipídios. ... Os hidroperóxidos podem se formar por auto-oxidação, mas uma via alternativa é através da ação da enzima lipoxigenase nos ácidos graxos poliinsaturados.
O que é gordura oxidada?
A oxidação é um processo auto-catalítico que afeta principalmente os ácidos graxos presentes na gordura de um alimento e que depende apenas de fatores iniciadores tais como radiação UV, oxigênio, íons metálicos de transição (Cobre e ferro), temperaturas elevadas, entre outros.
O que causa a oxidação dos alimentos?
A oxidação é um processo auto-catalítico que afeta principalmente os ácidos graxos presentes na gordura de um alimento e que depende apenas de fatores iniciadores tais como radiação UV, oxigênio, íons metálicos de transição (Cobre e ferro), temperaturas elevadas, entre outros.
Quais são as reações de oxidação lipídica?
OXIDAÇÃO LIPÍDICAOXIDAÇÃO LIPÍDICA 1 OXIDAÇÃO LIPÍDICA INTRODUÇÃOINTRODUÇÃO Atualmente, as reações de oxidação de lipídeos no organismo humano têm sido associadas a diversos estados patológicos e doenças.
Quais são os principais lipídios?
14 carbonos são sólidos, possuíndo pelo menos uma dupla ligação são líquidos. Categorias principais de lipídios: Triacilgliceróis Glicerofosfolípídios
Qual o papel dos lipídios na dieta?
Assim, pode-se afi rmar que os lipídios da dieta desempenham importante papel no risco de desenvolvimento de diversas doenças crônicas (BERTOLINO et al., 2006). Durante o processamento e o armazenamento de alimentos que contém lipídios em sua constituição, o principal mecanismo de deterioração é a oxidação lipídica que pode tornar o alimento
Por que alimentos com elevado teor de lipídios são perecíveis?
Alimentos com elevado teor de lipídios são altamente perecíveis devido, principalmente, à ocorrência de processos oxidativos aos quais os óleos estão expostos (SILVA, ASCHERI e SOUZA, 2010). A oxidação dos constituintes lipídicos constitui reação importante que limita a vida-de-