Como calcular a oxigenação da água?
Como calcular a oxigenação da água?
O oxigênio dissolvido, ou seja, a quantidade de O2 presente na água, pode ser determinado de forma simples com a ajuda de um instrumento de medição, o Medidor de Oxigênio Dissolvido. O aparelho obtém essa medida ao entrar em contato com a amostra analisada. Existem dois tipos de sonda, a polarográfica e a galvânica.
Qual a concentração de oxigênio na água?
No caso do oxigênio, considerando-se como constituinte de 21% da atmosfera, pela lei de Dalton, exerce uma pressão de 0,21 atm. Para 20°C, por exemplo, α é igual a 43,9 e, portanto, a concentração de saturação de oxigênio em uma água superficial é igual a 43,9 x 0,21 = 9,2 mg/L.
Por que é necessário oxigenar a água?
Logo depois, é necessário oxigenar a água, seja através de arejamento artificial ou reintrodução de algas. Ambos os processos, além de recuperarem os níveis de oxigênio, acabam eliminando o cheiro ruim devido à morte dos seres anaeróbicos.
Por que a falta de oxigênio na água?
Com a falta de oxigênio na água, o ecossistema aquático passa a ser habitado por bactérias anaeróbicas, dado que essas não necessitam de oxigênio. A água fica, deste modo, contaminada e a sua utilização e consumo provocam doenças.
Como aumentar os níveis de oxigênio na água?
A partir do aumento populacional das algas e plantas, os níveis de oxigênio na água aumentam significativamente. Porém, esse ambiente não permanece assim. As algas superficiais, que lançam a maior parte do oxigênio para o ar, acabam se reproduzindo tanto que bloqueiam a luz.
Quem oxida o oxigênio do aquário?
Um outro fator importante para o oxigênio do aquário, e dessa vez não tem a ver com nenhum animal, é a oxidação de íons e compostos químicos. O ferro, manganês, alumínio e enxofre são os principais íons oxidados. Um composto orgânico que pode ser muito tóxico são os fenóis, e estes são oxidados pelo oxigênio.