Como ocorre a radiação ionizante E o que ela pode provocar a molécula?

Índice

Como ocorre a radiação ionizante E o que ela pode provocar a molécula?

Como ocorre a radiação ionizante E o que ela pode provocar a molécula?

A radiação ionizante consiste em ondas eletromagnéticas com uma quantidade de energia suficiente para desprender elétrons de átomos. E ela pode alterar toda a estrutura de uma molécula.

O que a radiação ionizante pode causar?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Quais os tipos de efeitos da radiação ionizante e como podem surgir seus danos?

A radiação ionizante pode causar danos a células diretamente, quebrando ligações químicas de moléculas biológicas(quebra da molécula de DNA), ou indiretamente criando radicais livres nas moléculas de H2O, que são as mais atingidas pela radiação.

Como as ondas eletromagnéticas se propagam?

Ondas eletromagnéticas transportam energia através do espaço sem transportar matéria. ... No vácuo, as ondas eletromagnéticas propagam-se na velocidade da luz, cerca de 3,0.108 m/s.

Quais os riscos do uso da radiação?

Ao mesmo tempo em que ajuda os médicos a diagnosticar doenças, a radiação pode ser perigosa. Se for em grande quantidade ou muito repetida, ela pode alterar o DNA das células humanas. Olhos, tireoide, medula óssea e sistema reprodutor são as partes mais sensíveis.

Quais são os riscos que os seres humanos correm ao serem expostos a radiações ionizantes?

Exposição a níveis moderados de radiação - acima de um gray (a medida padrão da dose absorvida pelo corpo) - podem resultar em náusea e vômitos, seguidos de diarreia, dores de cabeça e febre.

Como surge a radiação?

Geralmente, as radiações podem ser geradas por fontes naturais (ex.: átomos instáveis em decaimento) ou por dispositivos desenvolvidos pelo homem (rádio AM, FM e forno de microondas). Luz, microondas, ondas de rádio AM e FM, laser, raios X e radiação gama são as formas de radiação eletromagnéticas mais conhecidas.

Por que a radiação ionizante interage com moléculas?

A radiação ionizante que interage com as moléculas pode levar a: Formação de radicais livres altamente reativa. Esses radicais livres, que possuem um elétron não emparelhado, podem reagir quimicamente com os elementos vizinhos, subtraindo um elétron deles, mesmo após a radiação original ter parado.

Qual a origem da radiação ionizante?

A radiação ionizante pode ter uma origem natural ou artificial. Naturalmente, algumas substâncias radioativas podem emitir radiação espontaneamente. Por outro lado, existem geradores artificiais, como geradores de raios-X e aceleradores de partículas.

Por que a radiação não ionizante causa prejuízo à saúde?

Geralmente, a radiação não ionizante não causa nenhum prejuízo à saúde pois carregam pouca energia, entretanto, pessoas que trabalham com sistemas elétricos, como eletricistas e soldadores, têm risco de sofrer algum acidente e receber uma carga de energia muito alta podendo ter queimaduras no corpo.

Qual o risco da exposição à radiação ionizante?

Apesar da variedade de usos, a radiação ionizante apresenta um risco à saúde se as medidas corretas não forem tomadas contra a exposição indesejada. A exposição à radiação ionizante causa danos aos tecidos vivos e pode causar mutações, doença aguda da radiação, câncer e morte.

Postagens relacionadas: