Como é a regeneração do tecido cartilaginoso?
Índice
- Como é a regeneração do tecido cartilaginoso?
- Qual a composição do tecido cartilaginoso?
- Porque a cartilagem não se regenera?
- Porque a cartilagem hialina não se regenera bem?
- Qual é o tecido cartilaginoso do corpo humano?
- Qual a consistência das cartilagens?
- Como ocorre o crescimento da cartilagem?
- Por que as cartilagens são envolvidas?
Como é a regeneração do tecido cartilaginoso?
O tecido cartilaginoso apresenta renovação constante e lenta e se regenera com dificuldade. Quando lesado, muitas vezes é substituído por tecido conjuntivo denso, a partir do pericôndrio.
Qual a composição do tecido cartilaginoso?
As células do tecido cartilaginoso são chamadas de condrócitos e estão localizadas em cavidades no interior da matriz denominadas de lacunas. A matriz do tecido cartilaginoso é relativamente rígida e é formada por colágeno ou por colágeno com elastina, além de glicoproteínas, proteoglicanas e ácido hialurônico.
Porque a cartilagem não se regenera?
“O fato de não existir renovação explica porquê é tão difícil curar ou recuperar a cartilagem”, diz Kjaer. “A característica especial dela é que, uma vez lesionada, não há potencial de regeneração.
Porque a cartilagem hialina não se regenera bem?
A cartilagem que sofre lesão regenera-se com dificuldade e, frequentemente, de modo incompleto, salvo em crianças de pouca idade. No adulto, a regeneração se dá pela atividade do pericôndrio.
Qual é o tecido cartilaginoso do corpo humano?
O tecido cartilaginoso é predominante no sistema esquelético do embrião. Ele serve de molde para os ossos em formação. Durante o proceso de desenvolvimento embrionário, ele vai sendo substituído. Saiba mais sobre as Articulações do Corpo Humano.
Qual a consistência das cartilagens?
Como o colágeno e a elastina são flexíveis, a consistência firme das cartilagens se deve às ligações eletrostáticas entre as glicosaminoglicanas das proteoglicanas e o colágeno, e à grande quantidade de moléculas de água presas a estas glicosaminoglicanas (água de solvatação) que conferem turgidez à matriz.
Como ocorre o crescimento da cartilagem?
O crescimento intersticial é menos importante e quase só ocorre nas primeiras fases da vida da cartilagem. À medida que a matriz se torna cada vez mais rígida, o crescimento intersticial deixa de ser viável e a cartilagem passa a crescer somente por aposição.
Por que as cartilagens são envolvidas?
As cartilagens (exceto as articulares e as peças de cartilagem fibrosa) são envolvidas por uma bainha conjuntiva que recebe o nome de pericôndrio, o qual continua gradualmente com a cartilagem por uma face e com o conjuntivo adjacente pela outra.