Como ocorre a regulação da glicogenólise?
Índice
- Como ocorre a regulação da glicogenólise?
- Como a glicogênio fosforilase é regulada?
- Qual é a função da enzima glicogênio Sinta-se?
- Qual o papel da fosforilase do glicogênio?
- Como a glicogênio fosforilase é regulada na presença de altos e baixos níveis de glicose?
- Como ocorre a conversão de glicose-6-fosfato no fígado?
- Quais são os precursores da glicose?
- Como ocorre a quebra do glicogênio?
- Como ocorre a quebra de glicogênio nos receptores celulares?
Como ocorre a regulação da glicogenólise?
A glicogênio fosfatase é uma enzima homodimérica que existe em dois estados conformacionais distintos:uma T (tenso, pouco ativo) e R (relaxado, muito ativo). A enzima é também submetida a modificações covalentes por fosforilação como meio de regulação da sua atividade. ...
Como a glicogênio fosforilase é regulada?
A glicogênio fosforilase também pode ser regulada por hormônios. Ela é ativada pelos altos níveis de glucagon (que ocorre quando há baixo nível glicêmico) e também pelo aumento da secreção de epinefrina/adrenalina (ocorre quando o organismo é exposto a algum tipo de estresse, como exercício ou susto).
Qual é a função da enzima glicogênio Sinta-se?
Glicogénio ou Glicogênio sintase é uma enzima glicosiltransferase (EC 2.4.1) que catalisa a reacção de transformação de UDP-glucose e de (1,4-α-D-glucosil)n em UDP e (1,4-α-D-glucosil)n+1. Converte o excesso de resíduos de glicose, um por um, numa cadeia polimérica, para acoplamento na molécula de glicogênio.
Qual o papel da fosforilase do glicogênio?
A degradação dos estoques de glicogênio (glicogenólise) ocorre através da ação da glicogênio fosforilase. A ação desta enzima é remover fosforoliticamente um resíduo de glicose a partir da quebra de uma ligação a-(1,4) da molécula de glicogênio.
Como a glicogênio fosforilase é regulada na presença de altos e baixos níveis de glicose?
3- Altos níveis de glicose passam fosforilase a do estado R para o T (inativo). Como a quebra glicogênio é para exportar glicose, se há glicose livre no fígado não há necessidade de degradar glicogênio 1- Ao contrário do músculo, a Fosforilase a é a mais susceptível a transição T e R no fígado.
Como ocorre a conversão de glicose-6-fosfato no fígado?
A conversão de glicose-6-fosfato para glicose, que ocorre no fígado, rim e intestinos, pela ação da glicose 6-fosfatase, não ocorre no músculo esquelético devido à falta desta enzima. No fígado, a ação desta enzima conduz a glicogenólise para geração de glicose livre e a manutenção da concentração desta no sangue.
Quais são os precursores da glicose?
Principais precursores: PIRUVATO, OXALOACETATO E DI-HIDROXIACETONA FOSFATO - Lactato - Aminoácidos glicogênicos: - Glicerol Gliconeogênese Precursores de glicose em animais e plantas
Como ocorre a quebra do glicogênio?
A quebra do glicogênio requer uma reação de desramificação para fosforolisar as ligações glicosídicas dos resíduos de glicose, nos pontos ramificados da estrutura de glicogênio. A primeira reação é catalisada pela enzima glicogênio-fosforilase, a qual cliva as ligações (alfa 1-4) do glicogênio.
Como ocorre a quebra de glicogênio nos receptores celulares?
A rede resulta em uma larga indução da quebra de glicogênio em resposta a ligação de glucagon nos receptores celulares. Esta cascata idêntica de eventos ocorre em células do músculo esquelético. Entretanto, nestas células a indução da cascata é resultado da ligação da epinefrina aos receptores da superfície das células musculares.