Como ocorre a infecção do sarampo?
Como ocorre a infecção do sarampo?
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
Como se pega o sarampo?
Causa. O sarampo é causado por um vírus altamente contagioso – 90% das pessoas sem imunidade que compartilham espaços com pessoas contaminadas contraem a doença. O sarampo é transmitido através do contato com gotículas do nariz, da boca ou da garganta da pessoa infectada, quando ela tosse, espirra e respira.
Qual a imunidade do sarampo?
90 % das pessoas suscetíveis adquirem sarampo ao entrar em contato com alguém contaminado. A doença dá imunidade definitiva: só se tem sarampo uma vez. O sarampo é contagioso dois dias antes de o exantema surgir e até cinco dias depois.
Quais são as consequências do vírus do sarampo?
Posteriormente, o vírus pode atingir as vias respiratórias, causar diarréias e até infecções no encéfalo. Acredita-se que estas complicações sejam desencadeadas pelo próprio vírus do sarampo que, na maior parte das vezes, atinge mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas portadoras de imunodeficiências.
Por que o sarampo é uma doença?
O sarampo, como dito, é uma doença causada por um vírus. Nesse caso, trata-se de um vírus de RNA que pertence ao gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. O ser humano é o único reservatório conhecido desse vírus. Leia também: Doenças virais: veja quais são os sintomas, o tratamento e as formas de prevenção.
Por que o sarampo é contagioso?
O vírus do sarampo é extremamente contagioso e costuma ser transmitido diretamente de uma pessoa para outra através de secreções das vias respiratórias, como aquelas eliminadas na tosse, espirros ou mesmo durante a fala. O ser humano é a única fonte de transmissão da doença.
Como se manifesta o sarampo?
Sintomas. O sarampo se manifesta inicialmente como uma infecção viral inespecífica, com febre alta, mal estar, coriza, tosse, perda do apetite, dor de garganta e conjuntivite. Essa fase inicial da doença chama-se pródromo e dura de 2 a 3 dias.