Onde ocorre a reabsorção de glicose?

Índice

Onde ocorre a reabsorção de glicose?

Onde ocorre a reabsorção de glicose?

A unidade funcional do rim (néfron) apresenta uma compartimentalização a nível histológico e funcional que garante a homeostase da glicose. O túbulo contorcido proximal é o maior responsável pela reabsorção da glicose.

Como ocorre a reabsorção de água no túbulo distal?

Líquido tubular hipotônico à reabsorção de água por osmose no túbulo contorcido distal OBS: Ocorre, também, ao longo dos túbulos renais, reabsorção ativa de aminoácidos e glicose. Desse modo, no final do túbulo distal essas substâncias já não são mais encontradas. Regulação da função renal - Resumo

Como ocorre a reabsorção tubular?

Reabsorção tubular À medida que o filtrado viaja ao longo do comprimento do néfron, as células que revestem o túbulo de maneira seletiva e freqüentemente ativa pegam substâncias do filtrado e as movem para fora do túbulo, ou seja para o sangue.

Quais substâncias são reabsorvidas pelos túbulos?

Algumas substâncias, como glicose e aminoácidos, são quase que completamente reabsorvidas pelos túbulos, de forma que a intensidade da sua excreção urinária é, em termos práticos, zero.

Como ocorre a reabsorção de sódio no túbulo capilar?

Nesse túbulo, ocorre reabsorção ativa de sódio. A saída desses íons provoca a remoção de cloro, fazendo com que a concentração do líquido dentro desse tubo fique menor (hipotônico) do que do plasma dos capilares que o envolvem.

Postagens relacionadas: