Como ocorre o armazenamento e mobilização de lipídios na célula adiposa?
Índice
- Como ocorre o armazenamento e mobilização de lipídios na célula adiposa?
- Qual tipo de lipídeo e armazenado no adipócito?
- Qual a origem dos triglicerídeos que são armazenados nas células adiposas?
- Como é originado o tecido adiposo?
- Como ocorre o aumento da taxa de triglicerídeos?
- Por que o corpo adquire triglicérides?
- Como diminuir a absorção de triglicérides?
- Por que os triglicerídeos estão abaixo do esperado?
Como ocorre o armazenamento e mobilização de lipídios na célula adiposa?
A mobilização e a deposição dos lipídios dentro dos adipócitos sofrem influência de fatores neurais e hormonais. A noradrenalina é essencial para mobilização dos lipídios, pois ela inicia uma série de passos metabólicos nos adipócitos que levam a ativação da lípase (enzima que quebra os triglicerídeos).
Qual tipo de lipídeo e armazenado no adipócito?
triglicerídeos Dessa forma, o tecido adiposo é composto por células adiposas, conhecidas normalmente como adipócitos, que quando se tornam células maduras armazenam lipídios, principalmente triglicerídeos, em seu interior.
Qual a origem dos triglicerídeos que são armazenados nas células adiposas?
Nesse tecido adiposo, as fibras reticulares sustentam as células adiposas. A origem dos armazenados são triglicerídeos, que podem vir da alimentação (quilomícrons), podem vir do fígado através do VLDL e da própria síntese celular, transformando a glicose em triglicerídeo (a insulina acelera esse processo).
Como é originado o tecido adiposo?
O tecido adiposo origina-se nas células derivadas do mesênquima (tecido embrionário). Logo no início de sua formação, percebe-se o acúmulo de gordura no interior do citoplasma. Inicialmente aparecem pequenas gotículas, que, com o tempo, podem fundir-se e dar origem a uma única gota maior.
Como ocorre o aumento da taxa de triglicerídeos?
O aumento na taxa de triglicerídeos pode ser considerado como parte de um ciclo de enfermidades. Você pôde notar, nos tópicos anteriores, que esse problema é causado por outras condições de saúde preexistentes. Portanto, em decorrência de um problema de saúde, o nível de triglicerídeos é elevado e resulta em novos prejuízos ao seu organismo.
Por que o corpo adquire triglicérides?
O corpo adquire triglicérides de duas formas: pela alimentação e pela produção do próprio organismo. Entre os alimentos que ajudam na produção de triglicérides estão os carboidratos simples (açúcar, farinha branca etc.) e os gordurosos - principalmente de origem animal, como carnes, leite integral e queijos amarelos.
Como diminuir a absorção de triglicérides?
Não existem alimentos que ajudem a diminuir a absorção de triglicérides no organismo, como acontece no caso do colesterol, por exemplo. No caso de hipertrigliceridermia (triglicérides elevados), a pessoa precisará deixar de ingerir ou diminuir o consumo de certos alimentos a fim de controlar o quadro.
Por que os triglicerídeos estão abaixo do esperado?
Como vimos no tópico anterior, os triglicerídeos são uma fonte energética armazenada nos adipócitos. Sendo assim, uma das funções diretas dessa célula é o armazenamento e a posterior liberação dessa energia, quando o corpo emite sinais de que os níveis de carboidratos estão abaixo do esperado.