Como entrar com uma ação de alienação parental?

Índice

Como entrar com uma ação de alienação parental?

Como entrar com uma ação de alienação parental?

A denúncia não precisa estar necessariamente na petição inicial ou na contestação, ela pode ser apresentada a qualquer momento por meio de uma simples petição intermediária, sem que permitido ao juiz ignorá-la.

Quem pode propor ação de alienação parental?

Ou seja, a alienação parental é promovida pelo genitor, podendo ser tanto pai quanto mãe ou qualquer que seja aquele que tem a condição de guarda da criança ou adolescente.

Como é o processo judicial de alienação parental?

O reconhecimento da prática de alienação parental deve ser feito necessariamente em juízo. O reconhecimento da prática de alienação parental deve ser feito necessariamente em juízo. ... Ex: em uma ação de divórcio, durante a instrução, o juiz percebe que a mãe da criança tem praticado atos de alienação parental.

Quais as medidas cabíveis quando for constatada a prática de alienação parental?

Caso for constatada a prática de alienação parental, o genitor culpado poderá ser submetido a sanções, tais como pagamento de multa, podendo, ainda, ser advertido, perder a guarda do filho, ou até mesmo ter suspensa sua autoridade parental sobre o filho.

O que se pode fazer para se evitar a alienação parental?

A guarda compartilhada vem se mostrando como o melhor remédio para combater conflitos parentais, em especial à Síndrome da Alienação parental, de forma a conservar os vínculos afetivos, bem como uma convivência saudável entre pais e filhos.

Qual o problema da alienação parental?

A alienação parental é um grande problema dentro das famílias brasileiras e faz parte da rotina de profissionais ligados à Justiça da Família, Infância e Juventude.

Qual a diferença entre a autoalienação e a alienação parental?

Na autoalienação parental não há interferência externa do outro genitor. É muito importante diferenciar as duas figuras de alienação parental. No entanto, ambas são altamente prejudiciais para o menor. Portanto, para que seja considerado alienação parental é necessário que um genitor ou relativo atue em desfavor do outro.

Será que a alienação parental é intencional?

É preciso ainda que a prática de alienação parental seja intencional. Isto é, o alienante, aquele que pratica a alienação parental, deve desejar criar no psicológico da criança uma imagem distorcida da realidade dos fatos quanto ao genitor alienado.

Por que a denúncia de “alienação parental” é crime?

Considerando que a denúncia de ocorrência de “alienação parental” é fato gravíssimo, podendo inclusive incluir fatos delituosos, embora a conduta em si ainda não seja considerada crime, recomendo “muita cautela” ao advogado responsável por efetivá-la.

Postagens relacionadas: