Como se dá o processo de endurecimento da cal?
Índice
- Como se dá o processo de endurecimento da cal?
- Como ocorre o endurecimento da cal aérea?
- Como se dá o processo de endurecimento do gesso explique a reação química do endurecimento?
- Qual é a classificação dos aglomerantes quanto ao processo de endurecimento?
- Como é fabricado o aglomerante cal?
- Como é o ciclo da cal?
- O que é o processo de extinção da cal?
- O que é falsa pega como ocorre?
- Qual é a diferença entre o gesso e o cal?
- Quais são os tipos de aglomerantes?
- Qual a importância da cal para a argamassa?
- Qual a finalidade da argamassa?
- Qual a quantidade de argamassa para revestimento interno?
- Como funcionam as argamassas à base de cal hidratada?
Como se dá o processo de endurecimento da cal?
Assim como o cimento, tem características aglomerantes. Enquanto este, no endurecimento, reage com água (reação de hidratação), o endurecimento da cal ocorre pela absorção do gás carbônico presente no ar. Essa reação transforma a cal hidratada de volta em carbonato de cálcio.
Como ocorre o endurecimento da cal aérea?
Portanto, uma cal aérea é um ligante constituído sobretudo por óxidos de cálcio, CaO ou hidróxidos de cálcio, Ca(OH)2 que endurece lentamente ao ar por reacção com o dióxido de carbono. Em geral não endurece na água pois não possuem propriedades hidráulicas.
Como se dá o processo de endurecimento do gesso explique a reação química do endurecimento?
É um aglomerante aéreo (endurece pela ação química do CO2 do ar), obtido pela desidratação total ou parcial da Gipsita – aglomerante já utilizado pela humanidade há mais de 4.500 anos, no Egito. A Gipsita é o sulfato de cálcio mais ou menos impuro, hidratado com 2 moléculas de água. Sua fórmula química é CaSO4 .
Qual é a classificação dos aglomerantes quanto ao processo de endurecimento?
De acordo com o mecanismo de endurecimento, os aglomerantes podem ser classificados em: AGLOMERANTES QUIMICAMENTE INERTES: seu endurecimento ocorre devido à secagem do material. ... AGLOMERANTES AÉREOS: são aqueles que conservam suas propriedades e processam seu endurecimento somente na presença de ar.
Como é fabricado o aglomerante cal?
A cal é um aglomerante inorgânico ou mineral, isto é, com constituintes minerais, produzido a partir de rochas calcárias, composto basicamente de cálcio e magnésio, que para a sua aplicação, apresenta-se sob forma pulverulenta; em mistura com a água, forma uma pasta com propriedades aglomerantes, como resultado da ...
Como é o ciclo da cal?
Pela exposição ao ar úmido ou através de hidratadores ocorre a Pela exposição ao ar úmido, ou através de hidratadores, ocorre a transformação da cal virgem em cal hidratada ou a “extinção” da cal. A hidratação da cal virgem é uma reação fortemente exotérmica.
O que é o processo de extinção da cal?
SIGNIFICADO DE CAL EXTINTA Cal resultante da exposição da cal virgem ao ar ou à água, portanto apresentando sinais de hidratação e, eventualmente, de recarbonatação. Apresenta proporções variadas de óxidos, hidróxidos e carbonatos de cálcio e magnésio.
O que é falsa pega como ocorre?
Falsa pega é a denominação dada ao enrijecimento prematuro anormal do cimento em poucos minutos após a adição de água. ... A água é adsorvida nos grãos de cimento, e essas superfícies recentemente ativadas podem se combinar muito rapidamente com mais água durante a mistura.
Qual é a diferença entre o gesso e o cal?
Por que o gesso pode ser utilizado para vedação, entre outros casos. A Cal é um aglomerante mineral, ou seja inorgânico. È constituída básicamente de Cálcio e Magnésio. ... O endurecimento da Cal ocorre quando em contato com o CO2 da atmosfera, após o endurecimento em contato com a água não demonstra resistência.
Quais são os tipos de aglomerantes?
Os aglomerantes mais utilizados na construção civil são a cal, o gesso e o cimento Portland. Dentre os diferentes tipos de cimento Portland, os mais utilizados são o CPII e o CPV-ARI. O CPII é um cimento composto com alguma adição, escória, pozolana ou filler.
Qual a importância da cal para a argamassa?
resultado da elevada área superficial da cal importante para argamassas auxilia na hidratação do cimento auxilia na retenção de água quando a argamassa é aplicada sobre umabase absorvente consequência →melhor resistência de aderência Cal residual da produção de acetileno Cal de carbureto
Qual a finalidade da argamassa?
Sua finalidade é dar maior resistência, proteção contra a propagação do calor, frio ou do som, vedação à penetração de água e de vento. Como se compõe a argamassa? A Cal Hidratada CH I e CH III podem ser utilizadas para pinturas / caiação de paredes. Para a pintura de paredes há uma cal específica chamada Cal de Pintura.
Qual a quantidade de argamassa para revestimento interno?
De cimento portland, cal hidratada, areia e água, em quantidades diversas, para formar uma proporção, ou “traço”, que varia de acordo com as aplicações. Por exemplo, a argamassa para revestimento interno é diferente da destinada ao externo.
Como funcionam as argamassas à base de cal hidratada?
É importante ressaltar ainda que as argamassas à base de cal hidratada têm baixo módulo de elasticidade, ou seja, absorvem melhor as pequenas movimentações das construções e evitam, portanto, trincas, fissuras e até o descolamento (ou queda) dos revestimentos.