O que é recuperação espontânea?

Índice

O que é recuperação espontânea?

O que é recuperação espontânea?

A recuperação espontânea é um fenômeno de aprendizado e memória que foi nomeado e descrito pela primeira vez por Ivan Pavlov em seus estudos do condicionamento clássico. Nesse contexto, refere-se ao ressurgimento de uma resposta condicionada previamente extinta após um atraso.

O que é o fenômeno de recuperação espontânea de um exemplo?

Um exemplo de recuperação espontânea da experiência dos cães do Pavlov. Pavlov soou o sino depois de esperar por duas horas, e o cão salivou. A recuperação da resposta previamente condicionada (salivar quando um sino soou) é a recuperação espontânea. A dependência de drogas é outro exemplo de recuperação espontânea.

O que é a extinção e recuperação espontânea?

Qual é a diferença entre extinção e recuperação espontânea? Extinção é usada para descrever o desaparecimento de uma resposta não condicionada ou não condicionada, enquanto a recuperação espontânea se refere ao reaparecimento de uma resposta condicionada ou não condicionada após um período de extinção.

O que vem a ser recuperação espontânea do Comportamento respondente?

O que é recuperação espontânea na Psicologia (Behaviorismo)? A recuperação espontânea refere-se ao reaparecimento da resposta condicionada depois de um período de repouso ou período de menos respostas. Se estímulo condicionado estímulo incondicionado não estão associados, a extinção.

O que é a extinção operante?

De acordo com Catania (1998/1999), o procedimento de extinção é definido como a suspensão da liberação do reforço. Como resultado desta operação, o responder é enfraquecido e retorna para os níveis prévios, anteriores ao reforçamento.

O que é uma resposta incondicionada?

No condicionamento clássico,a resposta incondicionada é a resposta que ocorre naturalmente em reação ao estímulo incondicionado. Por exemplo, se o cheiro da comida é o estímulo não condicionado, a sensação de fome em resposta ao cheiro da comida é a resposta não condicionada.

Como acontece o emparelhamento de estímulos e o qual a importância do estímulo neutro NS nesse processo?

Durante o condicionamento. Durante a segunda fase do processo de condicionamento clássico, o estímulo previamente neutro se emparelha repetidamente com o estímulo condicionado. Como resultado desse emparelhamento, forma-se uma associação entre o estímulo previamente neutro e o estímulo não condicionado.

O que é Comportamento respondente exemplos?

O comportamento Respondente é todo aquele comportamento que é involuntário, que acontece mediante as contingências. Podemos exemplificar mais e dizer que o Comportamento Respondente se dá através de uma mudança ambiental, ou seja, uma mudança ambiental que leva a um comportamento específico.

Qual é a recuperação espontânea?

A recuperação espontânea refere-se ao reaparecimento da resposta condicionada depois de um período de repouso ou período de menos respostas. Se estímulo condicionado e estímulo incondicionado não estão associados, a extinção irá ocorrer muito rapidamente após uma recuperação espontânea.

Qual é a combustão espontânea?

A combustão espontânea, ou uma erupção súbita de fogo, soa muito mais misteriosa do que na verdade é. O fenômeno nos dá a impressão de ser um evento quase sobrenatural, que não pode ser antevisto nem previnido por nós, pobres seres humanos.

Como ocorre a recuperação do reflexo de orientação?

Por exemplo, o reflexo de orientação que está habituado a um estímulo luminoso de 160 unidades relativas recupera a sua força quando se aplica um estímulo de 120 unidades relativas (Sokolov, 1960); a recuperação também ocorre quando o estímulo não é aplicado dentro do intervalo esperado (Sokolov, 1963);

Qual o fator da invasão do período refratário do neurônio?

1. invasão do período refratário do neurônio. Esse fator é excluído pelo fato de as estimulações normalmente utilizadas em experimentos de habituação terem freqüências consideravelmente mais baixas do que aquelas que provocam a invasão do período refratário do neurônio; 2. crescimento, maturação e idade.

Postagens relacionadas: