O que controla o pH do sangue?
O que controla o pH do sangue?
Os pulmões e rins também estão envolvidos na regulação do pH do sangue. Os pulmões diminuem a acidez do sangue através da eliminação do gás carbônico (CO2) e os rins excretam ácidos na urina e regulam a concentração de bicarbonato (uma base no sangue).
Qual o pH do sangue?
O pH do sangue está normalmente entre 7,35 a 7,45, sendo uma solução levemente alcalina, a acidez ou alcalinidade de uma solução depende da presença de íons de hidrogênio (H+) ou íons hidroxila (OH-). O ph do sangue dependerá da proporção de bicarbonato e ácido carbônico presente no plasma sangüíneo.
Como manter o equilíbrio do pH sanguíneo?
O corpo trabalha o tempo inteiro para manter um delicado equilíbrio do pH sanguíneo, nem ácido demais e nem muito alcalino. E a alimentação tem um papel importante nisso, já que alguns alimentos tem o poder de neutralizar os ácidos provenientes das reações.
Por que a perda de água pode aumentar o pH do sangue?
A perda de água pode aumentar o pH do sangue porque junto com a água, o corpo também perde eletrólitos presentes no sangue na forma de sais e minerais como o sódio e o potássio. A perda de fluidos pode acontecer por causa de suor excessivo, diarreia e vômito.
Quais alimentos podem alterar o pH do sangue?
Uma dieta desequilibrada pode alterar o pH do sangue. Hábitos como comer muito pouco ou passar longos períodos de tempo sem comer podem deixa o sangue ácido. Alimentos que podem causar o acúmulo de ácidos no organismo e reduzir o pH do sangue são ovos, carnes, peixes, aves como frango e peru]