Como ocorre vasodilatação e vasoconstrição endotelial?
Índice
- Como ocorre vasodilatação e vasoconstrição endotelial?
- Como ocorre o mecanismo de relaxamento muscular endotelial promovido para musculatura lisa arterial?
- O que é endotélio e quais suas funções?
- O que ocorre quando o endotélio é lesado?
- Qual a diferença entre vasodilatação e vasoconstrição?
- O que é a disfunção endotelial?
- O que forma o endotélio?
- O que é endotélio capilar?
- Como ocorrem os processos de vasodilatação e vasoconstrição?
- Qual o mecanismo de vasoconstrição?
- Qual a teoria da vasodilatação?
- Como os mecanismos de vasodilatação afetam o retorno venoso?
Como ocorre vasodilatação e vasoconstrição endotelial?
Ouça em voz altaPausarO endotélio controla o tônus da musculatura lisa vascular pela produção de mediadores que podem produzir vasodilatação ou vasoconstrição. Os principais fatores relaxantes derivados do endotélio são o óxido nítrico (NO), o fator hiperpolarizante derivado do endotélio (EDHF) e a prostaciclina.
Como ocorre o mecanismo de relaxamento muscular endotelial promovido para musculatura lisa arterial?
Ouça em voz altaPausarA acetilcolina, interagindo com receptores muscarínicos da célula endotelial intacta, libera substância(s) que se difunde(m) para a musculatura lisa vascular, relaxando-a. Essa subs- tância foi designada posteriormente “fator de relaxamento dependente do endotélio” (EDRF).
O que é endotélio e quais suas funções?
Ouça em voz altaPausarO endotélio é a monocamada celular que reveste o interior dos vasos sanguíneos, incluindo artérias, veias e as câmaras do coração,1 atuando como uma camada protetora entre os demais tecidos e o sangue circulante. Essas células são denominadas células endoteliais.
O que ocorre quando o endotélio é lesado?
Ouça em voz altaPausarDESENVOLVIMENTO DA ATEROSCLEROSE O endotélio lesado pelo acúmulo de lipoproteínas de baixa densidade oxidada (LDLox) torna-se ativado, expressando moléculas de adesão e promove a liberação de mediadores da resposta inflamatória e imunológica14.
Qual a diferença entre vasodilatação e vasoconstrição?
Ouça em voz altaPausarVasoconstrição = aumento da resistência vascular periférica. Vasodilatação = aumento do volume de sangue para os tecidos (mais nutrientes e oxigênio).
O que é a disfunção endotelial?
Ouça em voz altaPausarO TERMO "DISFUNÇÃO ENDOTELIAL" refere-se a um desequilíbrio na produção endotelial de mediadores que regulam o tônus vascular, agregação plaquetária, coagulação e fibrinólise, sendo o tônus vascular o aspecto mais estudado.
O que forma o endotélio?
Ouça em voz altaPausarO epitélio que reveste internamente os vasos sanguíneos, os vasos linfáticos e o coração é denominado endotélio. ... Ele é constituído por uma única camada de células pavimentosas, chamadas células endoteliais, por isso, é classificado como Epitélio Pavimentoso Simples.
O que é endotélio capilar?
Ouça em voz altaPausarOs capilares são túbulos delgados em cujas paredes ocorre o intercâmbio metabólico entre o sangue e os tecidos. Consistem em uma camada de células endoteliais, o endotélio (epitélio simples pavimentoso), em forma de tubo, com pequeno calibre: uma a três células em corte transversal.
Como ocorrem os processos de vasodilatação e vasoconstrição?
Os processos de vasodilatação e vasoconstrição acontecem em animais que possuem sistemas circulatórios fechados, ou seja, os sangues percorrem todo o corpo e voltam para o coração, onde, depois de passarem por alguns processos, voltam a circular pelo corpo.
Qual o mecanismo de vasoconstrição?
Esse estado é chamado de tônus vasomotor, que também controla as atividades do coração, como contração e freqüência dos batimentos, aumentado ou diminuindo a atividade do organismo. O mecanismo de controle da vasoconstrição é proveniente do hipotálamo, pois possui efeitos excitatórios e inibitórios sobre o centro vasomotor.
Qual a teoria da vasodilatação?
1) Teoria da vasodilatação: o aumento no metabolismo ou diminuição da disponibilidade de nutrientes gera maior formação/liberação de substâncias vasodilatadoras (dióxido de carbono, adenosina, compostos fosfatados de adenosina, histamina) pelos tecidos, aumentando o fluxo local.
Como os mecanismos de vasodilatação afetam o retorno venoso?
Tais mecanismos de vasodilatação, e até mesmo os de vasoconstrição, mediados pelo endotélio, fazem parte dos diversos fatores que regulam o fluxo sanguíneo nos tecidos. Esse controle do fluxo sanguíneo tecidual afeta o retorno venoso, e, consequentemente]