O que é sensibilidade dentária e como ocorre?

Índice

O que é sensibilidade dentária e como ocorre?

O que é sensibilidade dentária e como ocorre?

A sensibilidade nos dentes surge quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta, por causa da retração gengival. A dentina é coberta pelo esmalte e pela gengiva. Milhares de canais microscópicos ligam a dentina ao centro do dente.

O que é a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária é a dor causada pela exposição dos tubos dentinários. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival.

Qual é a causa da sensibilidade nos dentes?

A sensibilidade dentinária afeta um grande número de pessoas. Geralmente é desencadeada causada por bebida e alimentos quentes, frios, doces ou ácidos. Em condições normais, a dentina (camada interna que envolve o nervo) é coberta pelo esmalte da coroa e a gengiva ao redor do dente.

O que fazer com os dentes sensíveis?

Como amenizar a dor

  1. Escolha uma escova dental com cerdas macias, pasta para dentes sensíveis --que alivia a dor, mas não trata o problema -- e use fio dental todos os dias, a fim de prevenir doença gengival;
  2. Não coloque força durante a escovação;
  3. Evite alimentos e bebidas ácidas em excesso;

Quais os sintomas de dentes sensíveis?

Sintomas da sensibilidade nos dentes

  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas geladas.
  • Dor ao ingerir alimentos ou bebidas quentes.
  • Dor ao ingerir alimentos doces ou azedos.
  • Dor ao inspirar ar frio.
  • Dor ao escovar os dentes.

O que é aflição no dente?

A sensibilidade dentária – problema que afeta 57% da população adulta – pode ocorrer em duas circunstâncias distintas: quando ocorre uma erosão do esmalte do dente e quando a gengiva se retrai. No primeiro caso, o dano a essa capa dentária faz com que ela deixe de ser impermeável.

O que é bom para sensibilidade nos dentes caseiro?

O sal pode ajudar a diminuir inflamações por ser um antisséptico bastante eficiente. Para tratar a sensibilidade nos dentes, faça gargarejos com água salgada duas vezes ao dia. O preparo da solução líquida deve seguir o seguinte procedimento: – Adicione ½ colher de chá de sal em um copo com água morna e misture bem.

Como saber se tenho sensibilidade nos dentes?

Sintomas da sensibilidade nos dentes

  1. Dor ao ingerir alimentos ou bebidas geladas.
  2. Dor ao ingerir alimentos ou bebidas quentes.
  3. Dor ao ingerir alimentos doces ou azedos.
  4. Dor ao inspirar ar frio.
  5. Dor ao escovar os dentes.

O que fazer para aliviar a dor da sensibilidade dos dentes?

Notícias relacionadas

  1. 1- Escolha a escova com cuidado. A escova deve ter grande quantidade de cerdas e ser do tipo ultramacia. ...
  2. 2- Fique longe de bebidas ácidas. ...
  3. 3- Na salada. ...
  4. 4- Tenha sempre um chiclete na bolsa ou no bolso. ...
  5. 5- Creme dental especial. ...
  6. 6- Flúor. ...
  7. 7- Higiene impecável. ...
  8. 8- Clareamento com supervisão.

Quando ocorre a sensibilidade dentária?

A sensibilidade dentária – problema que afeta 57% da população adulta – pode ocorrer em duas circunstâncias distintas: quando ocorre uma erosão do esmalte do dente e quando a gengiva se retrai. No primeiro caso, o dano a essa capa dentária faz com que ela deixe de ser impermeável.

Como ocorre a hipersensibilidade dentinária?

Observa-se que muitas vezes o paciente pode permanecer com hipersensibilidade dentinária por muito tempo sem que se desenvolva qualquer inflamação pulpar. Acredita-se que o movimento de fluidos pode ocorrer nessas condições e, de fato, é a premissa básica da teoria hidrodinâmica da algia dentinária.

Quais são as Causas dos dentes sensíveis?

Mas quais são as causas dos dentes sensíveis? Entenda: trata-se de uma condição que se desenvolve ao longo do tempo devido a problemas comuns, como retração gengival causada pela escovação com muita força e desgaste do esmalte dentário. A maioria das pessoas que apresenta essa condição tem entre 20 e 50 anos de idade*.

Qual a etiologia dos túbulos dentinários?

A etiologia é multifatorial, podendo levar à exposição dos túbulos dentinários: escovação inadequada, interferências oclusais, uso de abrasivos ou erosão por dietas ácidas, técnica incorreta de preparo cavitário e/ou do método restaurador, terapia periodontal, contaminação bacteriana, recessão gengival, entre outros.

Postagens relacionadas: