Como acontece a tumefação celular?
Índice
- Como acontece a tumefação celular?
- O que é tumefação em patologia?
- Como ocorre o processo de edema celular?
- Como a deficiência de ATP causa tumefação celular?
- O que é degeneração Hidrópica é porque ela ocorre?
- Quais são os tipos de degenerações celulares?
- Como ocorre o processo de edema?
- Como a diminuição na síntese de ATP pode provocar lesão celular?
- Qual a cor da tumefação?
- Qual o fígado da tumefação?
- Como ocorre a morte da célula?
- Quando acontece o aumento de uma célula?
Como acontece a tumefação celular?
A tumefação (degeneração hidrópica ou vacuolar) é lesão celular reversível, devido ao acúmulo de água e eletrólitos no citoplasma e nas organelas celulares, por distúrbio hidroeletrolítico, tornando-as volumosas, tumefeitas.
O que é tumefação em patologia?
A tumefação turva é considerada uma fase anterior a degeneração hidrópica. Esse processo degenerativo atinge células parenquimatosas, principalmente dos rins, fígado e coração.
Como ocorre o processo de edema celular?
Entre as causas mais comuns de edema estão a Insuficiência venosa, insuficiência cardíaca, insuficiência renal, baixa concentração de albumina, doenças do fígado, trombose venosa profunda, alguns medicamentos e linfedema.
Como a deficiência de ATP causa tumefação celular?
DEPLEÇÃO DE ATP A atividade da bomba de Na/K fica reduzida, levando ao influxo de sódio, cálcio e água, causando uma tumefação celular, mitocondrial e no retículo endoplasmático rugoso, levando à perda das microvilosidades, formação de bolhas na membrana e diminuição da síntese proteica.
O que é degeneração Hidrópica é porque ela ocorre?
– É uma alteração reversível não-letal. – O acúmulo intracelular de água ocorre pela incapacidade da célula de manter o equilíbrio iônico e a homeostasia de fluidos, em função de falha nas bombas dependentes de energia das membranas celulares.
Quais são os tipos de degenerações celulares?
1. DEGENERAÇÕES
- Degeneração Hidrópica.
- Degeneração Hialina.
- Degeneração Gordurosa.
- Degeneração Cálcica.
Como ocorre o processo de edema?
O edema resulta do aumento do movimento de líquido do meio intravascular ao intersticial ou da diminuição do movimento de água do interstício aos capilares ou vasos linfáticos. O mecanismo compreende um ou mais dos seguintes fatores: Aumento da pressão hidrostática capilar. Diminuição da pressão oncótica plasmática.
Como a diminuição na síntese de ATP pode provocar lesão celular?
Quando há depleção do ATP (por anóxia, isquemia, envenenamento), a falta de energia produz falha das bombas de sódio e potássio, que são localizadas na membrana celular. Com isto há entrada de sódio e água e saída de potássio, produzindo edema intracelular.
Qual a cor da tumefação?
TUMEFAÇÃO (DEGENERAÇÃO HIDRÓPICA) E APOPTOSE DE HEPATÓCITOS. COLORAÇÃO: HEMATOXILINA & EOSINA. UFRJ 6.38.1. FÍGADO: TUMEFAÇÃO. OBSERVE, À DIREITA, ESPAÇO-PORTA COM INFILTRADO LINFOCITÁRIO E, À ESQUERDA, VEIA CENTROLOBULAR.
Qual o fígado da tumefação?
FÍGADO: TUMEFAÇÃO. OBSERVE, À DIREITA, ESPAÇO-PORTA COM INFILTRADO LINFOCITÁRIO E, À ESQUERDA, VEIA CENTROLOBULAR. NOS LÓBULOS NOTE QUE, EM GERAL, OS HEPATÓCITOS ENCONTRAM-SE TUMEFEITOS E OS SINUSÓIDES COLABADOS.
Como ocorre a morte da célula?
Assim, a morte da célula pode ser fisiológica ou patológica. A primeira ocorre em processos como a remodelação de órgãos e a segunda ocorre sob estímulo estressor externo ou interno.
Quando acontece o aumento de uma célula?
Quando acontece o aumento de uma célula, tecido, órgão ou qualquer outra parte do corpo, essa patologia é chamada de tumefação. O volume é provocado por inflamações ou até por tumores.