Como se dá o processo de hidratação do cimento Portland?
Índice
- Como se dá o processo de hidratação do cimento Portland?
- Como ocorre a reação química de cura do cimento?
- Quais são as principais fases geradas na fabricação do cimento?
- Qual a reação do cimento?
- Qual a importância de conhecer o calor de hidratação de um cimento?
- Quais são as adições para a fabricação do cimento Portland?
- Qual a composição química do cimento Portland?
- Quais são as impurezas do cimento Portland?
- Como funciona a hidratação do cimento?
Como se dá o processo de hidratação do cimento Portland?
O cimento Portland é o principal aglomerante hidráulico utilizado na construção civil. Quando misturado com a água dá origem a uma série de reações químicas, denominada de hidratação. Essas reações possuem velocidades distintas, onde a gipsita é a primeira fase a ser consumida e os silicatos em idades posteriores.
Como ocorre a reação química de cura do cimento?
A hidratação dos silicatos se dá algumas horas após o início da hidratação do cimento. ... Segundo Aïtcin, as fases dos silicatos e dos aluminatos hidratados começam a criar algumas ligações interpartículas, que resulta no endurecimento progressivo da pasta. Após algumas horas, ocorre a redução da velocidade à reação.
Quais são as principais fases geradas na fabricação do cimento?
O processo de fabricação do cimento, via de regra, é executado nas etapas descritas a seguir:
- Etapa 1 – Extração.
- Etapa 2 – Carregamento e Transporte.
- Etapa 3 – Britagem.
- Etapa 4 – Transporte e Pré-Homogeneização.
- Etapa 5 – Moagem de Cru.
- Etapa 6 – Homogeneização.
- Etapa 7 – Produção do Clínquer.
Qual a reação do cimento?
As fábricas de cimento aquecem o calcário que se decompõe libertando gás carbônico e deixando como resíduo a cal, que é o óxido de cálcio (CaO). Esse aquecimento é feito ao misturar com o calcário a sílica (areia) e o óxido de alumínio. O forte aquecimento dessa mistura faz com que a massa se derreta parcialmente.
Qual a importância de conhecer o calor de hidratação de um cimento?
O endurecimento do material acontece como resultado do processo de hidratação, que é a reação química do clínquer com a água. Assim, os silicatos de cálcio hidratados são formados e, junto do calor de hidratação, acabam influenciando nas propriedades mecânicas e físicas do concreto depois de endurecido.
Quais são as adições para a fabricação do cimento Portland?
Dentre as adições empregadas para a fabricação do cimento Portland, a que está presente em todos os cimentos Portland é a gipsita. A gipsita tem como função básica, o controle do tempo de pega, isto é, a perda da plasticidade do clínquer quando em contato com a água(1).
Qual a composição química do cimento Portland?
A composição química, com base em óxidos, para o clínquer do cimento Portland tem como principais constituintes o óxido de cal (CaO), o óxido de silício (SiO 2), o óxido de alumínio (Al
Quais são as impurezas do cimento Portland?
Ainda é adicionada certa proporção de magnésia (MgO) e uma pequena porcentagem de anidrido sulfúrico (SO3), que é adicionado após a calcinação para retardar o tempo de pega do produto final. O cimento Portland tem ainda, como constituintes em menor proporção, impurezas como o óxido de sódio (Na2O), óxido de potássio (K2O) e óxido de titânio (TiO2).
Como funciona a hidratação do cimento?
Hidratação do cimento (fases secundárias) Sem adição de gipsita: reação imediata C 3 A + xH →C 3 AH 6 , C 3 AH 6 ou C 2 AH 8 Endurecimento rápido, emprego difícil