O que é hemocaterese e como ocorre seu processo?
O que é hemocaterese e como ocorre seu processo?
A hemocaterese é o processo no qual as hemácias envelhecidas são destruídas por fagocitose e o ferro contido nas partículas de hemoglobina são liberadas de volta ao organismo. As células de Kupfer são células que contribuem no processo da fagocitose e no processo da hemocaterese. Sua proporção no fígado chega a 15%.
Como ocorre hemocaterese?
A hemocaterese é um processo pelo qual as hemácias e demais elementos figurados do sangue envelhecidos são eliminadas da circulação. ... No fígado, por sua vez, a hemocaterese é realizada pelas células de Kupffer que fagocitam as hemácias velhas e liberam o ferro contido nas moléculas de hemoglobina.
Quando à hemácia e destruída?
As hemácias são produzidas (eritropoiese) na medula óssea e, após um período médio de 120 dias, ocorre a sua destruição, que é feita no fígado e baço. Nesses locais, ocorre a quebra das moléculas de hemoglobina e a disponibilização de aminoácidos e ferro, que podem servir para a fabricação de novas hemácias.
O que é eritropoiese onde ocorre?
A eritropoese é o processo de produção e maturação de hemácias que ocorre na medula óssea em adultos normais e no baço ou fígado em fetos ou pacientes com anemias graves.
Onde ocorre a destruição das hemácias?
Após o ciclo de vida, a destruição das hemácias acontece no fígado e no baço. Nesses locais, decorre a quebra das moléculas de hemoglobina e a liberação de aminoácidos e de ferro, os quais podem ser utilizados na fabricação de novas células sanguíneas.
O que é hemácias é hemoglobina?
A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias, também chamadas de glóbulos vermelhos do sangue. Trata-se de uma proteína globular com estrutura quaternária que apresenta quatro subunidades polipeptídicas. Cada subunidade possui ainda um elemento não polipeptídico chamado de grupo heme.