Como ocorre o processo de inativação do cromossomo X?

Índice

Como ocorre o processo de inativação do cromossomo X?

Como ocorre o processo de inativação do cromossomo X?

Na inativação do X, um cromossomo X é compactado (ou, como meu professor de introdução à biologia gostava de dizer, "amassado em uma bolinha"), para formar uma estrutura pequena e densa chamada de corpúsculo de Barr. A maioria dos genes no corpúsculo de Barr são inativos, o que significa que eles não são transcritos.

Quando ocorre a inativação do cromossomo X?

Inativação do cromossomo X ocorre no início do desenvolvimento embrionário.

Qual a importância da inativação do cromossomo X?

Na inativação do cromossomo X (ICX) um dos dois cromossomos X presentes nas fêmeas de mamíferos placentários é silenciado transcricionalmente. Esse é um mecanismo de compensação de dose que assegura que a quantidade dos produtos gênicos oriundos do cromossomo X esteja em equilíbrio entre machos e fêmeas.

O que é e por ocorre à inativação do cromossomo X?

“A inativação do cromossomo X é um exemplo extremo de controle epigenético [conjunto de processos bioquímicos desencadeados por estímulos ambientais que moldam o funcionamento do genoma sem alterá-lo]. Ela nivela a atividade genética, os transcriptomas, das fêmeas à dos machos.

Qual a importância do Corpusculo de Barr?

O corpúsculo de barr é compensação natural para a dupla carga genética dos indivíduos femininos da espécie humana. Um dos cromossomos X fica espiralizado, ou seja, inativo, fazendo com que só um dos alelos x se manifeste.

Qual a importância da metilação do DNA?

A metilação do DNA (uma modificação química que se observa pela ligação de um grupo metil ao carbono 5 da citosina - Fig. 1), suprime a transcrição de determinados genes e também promove a alteração da estrutura da cromatina para formas mais condensadas.

Quais são os processos relacionados à inativação do cromossomo X?

Os processos relacionados à inativação do cromossomo X já tinham sido amplamente estudados em camundongos. Em seres humanos, a história é um pouco mais complicada.

Como são as fêmeas de mamíferos?

As fêmeas de mamíferos são caracterizadas por possuírem dois cromossomas X, ao contrário dos machos que possuem apenas um. Sendo assim, se todos os genes em ambos os cromossomas X fossem expressos e gerassem produtos, as fêmeas teriam o dobro das proteínas que os machos possuem, o que teria consequências fatais para as fêmeas.

Como ocorre a inativação do X?

A inativação do X é um processo aleatório que ocorre separadamente em células individuais durante o desenvolvimento embrionário. Uma célula pode desligar o X paterno, enquanto sua vizinha pode desligar o X materno ao invés. Todas as células descendentes de uma dessas células originais irão manter o mesmo padrão de inativação do X.

Por que isso acontece durante o desenvolvimento embrionário?

Isso não acontece porque, durante o desenvolvimento embrionário, um dos dois cromossomos X é aleatoriamente inativado e seus genes deixam de ser expressos, característica que se mantém nas células descendentes.

Postagens relacionadas: