Quando acontece o splicing alternativo?

Quando acontece o splicing alternativo?
Após a transcrição, o mRNA passa pelo processo de remoção dos íntrons, originando o mRNA maduro, que será traduzido em proteína. Chamamos de splicing alternativo, pois nesse processo, podem ser feitas combinações, embaralhamento dos éxons, para a formação de diferentes proteínas a partir de um único gene (Figura 1).
Qual o papel do processamento do RNA?
O splicing ou processamento do RNA, quebra do RNA mensageiro para produzir um RNA maduro, o qual é utilizado para produzir a proteína, é catalizado por proteínas associadas às moléculas de RNA, chamadas ribozimas . ... Os introns não produzem a proteína final, somente os exons. O DNA é transcrito em RNA, fita azul e roxa.
Como ocorre o processamento do RNA?
Esse processamento do RNA, chamado splicing (que ocorre no núcleo e consiste na remoção dos íntrons e união éxons imediatamente após a transcrição do RNA) é bastante complexo, já que a molécula de RNA deve ser clivada em locais exatos e os éxons devem ser unidos também de maneira exata;
Quais são os mecanismos do splicing alternativo?
Essas proteínas incluem ativadores do splicing, que promovem o uso de um sítio específico de splicing, e também incluem inibidores de splicing, que reduzem o uso de um sítio específico. Os mecanismos do splicing alternativo variam muito e novos exemplos têm sido constantemente descobertos.
Como ativar um sítio de splicing?
Inibir ou ativar um sítio de splicing, saltar ou introduzir um ou mais éxons e “decidir” a eliminação ou não de um íntron são tarefas para os reguladores de splicing.
Quais são as etapas da transcrição do RNA?
Replicação do DNA e transcrição e tradução do RNA Transcrição e processamento do mRNA Estrutura molecular do RNA Resumo da transcrição Etapas da transcrição Processamento de pré-mRNA eucarióta Este é o item selecionado atualmente. Próxima lição Tradução Ciências·Conteúdos de Biologia·Dogma central (DNA a RNA a proteína)·Transcrição