Como ocorre a regeneração das células musculares estriadas esqueléticas?
Índice
- Como ocorre a regeneração das células musculares estriadas esqueléticas?
- Qual a capacidade de regeneração do músculo esquelético?
- Quais são os fatores envolvidos na regeneração da fibra muscular?
- Qual o processo de recuperação do músculo lesionado?
- Quando começou o processo de reparo do tecido muscular?
Como ocorre a regeneração das células musculares estriadas esqueléticas?
A regeneração muscular é mediada por células-tronco musculares, também chamadas de células-satélites. As células-satélites estão localizadas em um nicho entre uma camada de tecido conjuntivo (lâmina basal) e fibras musculares (miofibras).
Qual a capacidade de regeneração do músculo esquelético?
A capacidade de regeneração do músculo esquelético também é afetada pelo processo de envelhecimento. Assim, com o decorrer da idade há a diminuição da atividade fagocitária podendo levar a um decréscimo na eficácia de reparação do tecido lesado.
Quais são os fatores envolvidos na regeneração da fibra muscular?
Também, são alterados os fatores envolvidos na regeneração da fibra muscular que são: o fator de crescimento do fibroblasto, o fator de crescimento da insulina e o fator de crescimento nervoso. Estes, são importantes reguladores das células de crescimento e diferenciação precursoras do músculo e manutenção ou estabelecimento do contato neural.
Qual o processo de recuperação do músculo lesionado?
Um processo vital para a regeneração do músculo lesionado é a área de vascularização. A restauração do suprimento vascular é o primeiro sinal de regeneração e pré-requisito para as recuperações morfológica e funcional subsequentes.
Quando começou o processo de reparo do tecido muscular?
Introdução O processo de reparo do tecido muscular tem sido descrito desde o final do século XIX, mas somente nos últimos trinta anos foi realmente compreendida a capacidade regenerativa das fibras musculares esqueléticas (SENE, 2005).