O que é o processo de fotorrespiração?
Índice
- O que é o processo de fotorrespiração?
- Quando ocorre fotorrespiração?
- O que é a fotorrespiração e qual a sua importância?
- Quais as diferenças entre Fotoinibição e fotorrespiração?
- Qual a função rubisco?
- Para que serve RuBisCO?
- Qual a origem da fotorrespiração?
- Qual a diferença entre fotorrespiração e fotossíntese?
- Qual a relação entre oxigênio e fotorrespiração?
- Quais são os processos de fotossíntese?

O que é o processo de fotorrespiração?
Fotorrespiração é uma via dispendiosa que compete com o ciclo de Calvin. Ela começa quando a enzima rubisco atua sobre o oxigênio em vez do dióxido de carbono.
Quando ocorre fotorrespiração?
A fotorrespiração diz respeito ao processo em que há absorção de luz associada à liberação de CO2. ... Quando a concentração de CO2 for baixa e alta de O2, a molécula de O2 não só compete com o CO2, como pode substituí-lo.
O que é a fotorrespiração e qual a sua importância?
Dessa forma, a fotorrespiração teria como função dissipar o excesso de ATP e NADPH2, produzidos na etapa luminosa da fotossíntese, protegendo a planta da foto-inibição e permitindo uma rápida recuperação após o período de estresse.
Quais as diferenças entre Fotoinibição e fotorrespiração?
A fotorrespiração é mais efetiva na proteção contra a fotoinibição do que o transporte alternativo de elétrons para o oxigênio no ciclo água-água, pois a fotorrespiração dissipa o excesso de ATP e NADPH produzidos durante a fase fotoquímica da fotossíntese (Wu et al., 1991).
Qual a função rubisco?
RuBisCO (abreviatura de ribulose-1,5-bisfosfato carboxilase oxigenase) é a enzima mais abundante nas plantas e, por conseguinte, a proteína mais abundante no planeta. ... A RuBisCO é assim responsável pelo importante primeiro passo do ciclo de Calvin e em concreto pela fixação do dióxido de carbono na sua forma orgânica.
Para que serve RuBisCO?
A enzima ribulose-1,5-bisfosfato carboxilase / oxigenase, mais comumente conhecida por RuBisCO é utilizada no ciclo de Calvin para catalisar o primeiro grande passo de fixação de carbono.
Qual a origem da fotorrespiração?
Fotorrespiração Processo metabólico que é resultado da falta de especificidade da Rubisco (consumo de O 2 e produção de CO 2 relacionado com a luz) Enzima: Ribulose-1,5-bisfosfato carboxilase/oxigenase (Rubisco) Forma fosfoglucolato que é metabolicamente inútil –
Qual a diferença entre fotorrespiração e fotossíntese?
A fotorrespiração, que consome ATP e O 2 e gera CO 2, é um processo dispendioso para a planta. Em face de ser muito ativa nas plantas C 3 , a fotorrespiração, que reduz a fotossíntese, limita seriamente a eficiência desses vegetais.
Qual a relação entre oxigênio e fotorrespiração?
A ligação ao oxigênio e início da fotorrespiração é favorecida em temperaturas altas e quando há menor proporção de dióxido de carbono em relação ao oxigênio. O que determina a frequência com que cada substrato é "escolhido"?
Quais são os processos de fotossíntese?
Como indicado nos artigos anteriores, o processo de fotossíntese foi dividido em três fases principais: fase de luz, fase escura e fotorrespiração. No primeiro artigo sintetizamos o processo de fotossíntese de maneira geral e, posteriormente, os processos que ocorrem na fase de luz foram resumidos.