O que é o sistema linfático quais as suas funções?
O que é o sistema linfático quais as suas funções?
O sistema linfático é um complexo conjunto de órgãos linfoides, tecidos, vasos e ductos, que se distribuem por todo o corpo, cujas principais funções são produzir e amadurecer as células de defesa do organismo, além de drenar e filtrar o excesso de líquido do corpo, encaminhando-o para a corrente sanguínea.
Onde estão situados os capilares linfáticos?
Estão geralmente situados na face anterior das articulações, ao longo do trajeto dos vasos sanguíneos, como ocorre no pescoço e nas cavidades torácicas, abdominal e pélvica. Na axila e na região inguinal são abundantes, sendo, em geral, palpáveis nesta última.
Qual a função da drenagem linfática?
A principal função da drenagem linfática é acelerar o processo de retirada dos líquidos acumulados entre as células, e os resíduos metabólicos; encaminhando-os aos vasos capilares e, por meio de movimentos específicos, direcionando para que sejam eliminados.
Quais são os capilares linfáticos?
Alternativa 5: Os capilares linfáticos estão presentes em quase todos os locais do corpo, sendo abundantes na pele e nas mucosas, mas ausentes nos dentes, ossos, medula óssea vermelha, sistema nervoso central, nos tecidos avasculares e nos músculos estriados esqueléticos.
Como a drenagem linfática é utilizada no tratamento do linfedema?
A drenagem linfática manual é utilizada no pós- operatório de algumas cirurgias e é considerada um dos pilares para o tratamento do linfedema (SOLIGO, 2008).
Como funcionam os capilares?
Aí, os capilares se ligam a vasos linfáticos cada vez maiores e mais complexos, que percorrem o corpo carregando a linfa – nome que o plasma recebe depois de absorvido – juntamente com as partículas coletadas. É difícil identificá-los a olho nu porque, diferentemente do sangue, o líquido ali dentro é transparente.