Como os fármacos interagem com seus receptores?
Índice
- Como os fármacos interagem com seus receptores?
- Quais os tipos de receptores nos quais os fármacos se ligam?
- Quais são os alvos de ação dos fármacos?
- Quais são os tipos de receptores farmacológicos?
- O que são alvos farmacológicos?
- O que são alvos moleculares?
- Quais são os receptores de fármacos?
- Qual o sítio de ligação de um fármaco?
- Qual o tempo de vida do fármaco-receptor?
- Quais são as ligações inespecíficas de fármacos?
Como os fármacos interagem com seus receptores?
A interação entre uma micromolécula com seu sítio de ação no sistema biológico (receptor) ocorre durante a fase farmacodinâmica e é determinada por forças intermoleculares, como interações hidrofóbicas, eletrostáticas, covalentes e estéricas.
Quais os tipos de receptores nos quais os fármacos se ligam?
Os ligantes se ligam a regiões moleculares precisas, denominadas sítios de reconhecimento, nas moléculas receptoras. O sítio de ligação de um fármaco pode ser o mesmo ou diferente daquele de um agonista endógeno (hormônio ou neurotransmissor).
Quais são os alvos de ação dos fármacos?
ALVOS PARA A AÇÃO DE FÁRMACOS receptores; canais iônicos; enzimas; transportadores (moléculas carregadoras). A maioria dos fármacos importantes age sobre um ou outro desses tipos de proteína, mas existem exceções.
Quais são os tipos de receptores farmacológicos?
Com base na estrutura molecular e no tempo de ação dos receptores, podemos distinguir quatro tipos ou superfamílias que compreendem os canais iônicos; receptores acoplados à proteína G; receptores ligados à quinase e os receptores nucleares.
O que são alvos farmacológicos?
São receptores que se apresentam em quantidade além da necessária para gerar o efeito biológico máximo.
O que são alvos moleculares?
As drogas de alvo molecular foram desenvolvidas com base nas proteínas encontradas na superfície ou no interior das células tumorais. Os medicamentos têm essas substâncias como principal alvo e impedem a sequência de eventos que leva à proliferação de células malignas no corpo.
Quais são os receptores de fármacos?
Em Farmacologia: Receptor - local onde o fármaco interage e produz um efeito farmacológico. Proteínas possuidoras de um ou mais sítios que, quando ativados por substâncias endógenas, são capazes de desencadear uma resposta fisiológica. PRINCIPAIS ALVOS PARA AÇÃO DOS FÁRMACOS Receptores (receptores para ligantes reguladores endógenos)
Qual o sítio de ligação de um fármaco?
O sítio de ligação de um fármaco pode ser o mesmo ou diferente daquele de um agonista endógeno (hormônio ou neurotransmissor). Os agonistas que se ligam a um sítio de ligação adjacente ou diferente às vezes são denominados agonistas alostéricos.
Qual o tempo de vida do fármaco-receptor?
O efeito farmacológico também é determinado pelo período de tempo em que o complexo fármaco-receptor persiste (tempo de residência). O tempo de vida do complexo fármaco-receptor é alterado por processos dinâmicos (mudanças de conformação) que controlam a velocidade de associação e dissociação do fármaco de seu alvo.
Quais são as ligações inespecíficas de fármacos?
Também existem ligações inespecíficas de fármacos, isto é, em alvos moleculares não designados como receptores (p. ex., proteínas plasmáticas). A ligação de fármacos a esses locais inespecíficos, como a ligação a proteínas séricas, impede que o fármaco se ligue ao receptor e, assim, inativa o fármaco.