Qual é a relação entre fertilizantes é eutrofização?

Índice

Qual é a relação entre fertilizantes é eutrofização?

Qual é a relação entre fertilizantes é eutrofização?

O fenômeno de Eutrofização é causado pelo excesso de nutrientes (compostos químicos ricos em fósforo ou nitrogênio) num corpo de água. O excesso de algas logo entra em decomposição, aumentando o número de micro-organismos decompositores e diminuindo a quantidade de oxigênio dissolvido (OD) da água.

O que é e como ocorre a eutrofização?

Eutrofização é o processo de poluição de corpos d´água, como rios e lagos, que acabam adquirindo uma coloração turva ficando com níveis baixíssimos de oxigênio dissolvido na água. Isso provoca a morte de diversas espécies animais e vegetais, e tem um altíssimo impacto para os ecossistemas aquáticos.

Quais fatores são responsáveis pelo processo de eutrofização e suas consequências?

A eutrofização é um fenômeno que ocorre como consequência do aumento da quantidade de nutrientes no ambiente aquático. Pode ocorrer por causas naturais, mas acontece também como resultado da ação humana.

Qual a importância do uso de fertilizantes?

O uso de fertilizantes é essencial para a melhoria e manutenção da fertilidade do solo, podendo levar ao aumento expressivo da produtividade das culturas, qualidade de alimentos e para sustentabilidade econômica e ambiental.

Como a agricultura se sustenta com fertilizantes químicos?

A agricultura se sustenta com a ajuda dos fertilizantes químicos, se não fosse por eles não seria possível produzir a grande demanda de alimentos necessária para abastecer a população mundial. Mas juntamente com estes benefícios vem a poluição de rios, lagos e mares.

Qual a composição dos fertilizantes?

Os fertilizantes contêm em sua composição nitratos e fosfatos, e uma vez lançados nas lavouras são posteriormente arrastados com a água das chuvas para o leito dos rios ou se infiltram no solo, indo para os lençóis freáticos e mananciais.

Qual a melhor opção para fertilizantes foliares?

E adubação por pulverização: ideal para o uso de fertilizantes foliares, também diluídos. Assim os fertilizantes, sejam minerais ou orgânicos, são compostos que desempenham função primordial no desenvolvimento das plantas, fornecendo ao solo os nutrientes que elas necessitam para germinar e produzir folhas, sementes e frutos.

Postagens relacionadas: