Como os opioides causam o alívio da dor?
Índice
- Como os opioides causam o alívio da dor?
- Quais são os principais usos terapêuticos dos analgésicos opioides?
- Como é que atuam os opioides?
- Posso usar opioides para a dor crônica?
- Quais os efeitos indesejáveis dos receptores opióides?
- Qual a tolerância aos opioides?
- Como escolher o analgésico para a dor?
Como os opioides causam o alívio da dor?
Os opióides atuam a nível celular ligando-se aos receptores opióides presentes em todo sistema nervoso central (SNC), especialmente no núcleo do trato solitário, área cinzenta periaquedutal, córtex cerebral, tálamo e substância gelatinosa da medula espinhal.
Quais são os principais usos terapêuticos dos analgésicos opioides?
2.2 Analgésicos opioides e Antagonistas. Analgésicos opioides são indicados para alívio de dores moderadas a intensas, particularmente de origem visceral. Em doses terapêuticas são razoavelmente seletivos, não havendo comprometimento de tato, visão, audição ou função intelectual.
Como é que atuam os opioides?
Os medicamentos opioides usam-se para tratar e controlar a dor (analgesia). Tal como outros medicamentos, podem causar outros efeitos indesejáveis e adversos. Os mais comuns são a obstipação (prisão de ventre), náuseas (enjoos), vómitos, sonolência e tonturas.
Posso usar opioides para a dor crônica?
Para dor crônica, os opioides são frequentemente usados com analgésicos não opioides, tais como medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), ou analgésicos adjuvantes, tais como gabapentina (um anticonvulsivante) ou antidepressivos tricíclicos.
Quais os efeitos indesejáveis dos receptores opióides?
Os efeitos indesejáveis mais incômodos consistem em constipação e depressão respiratória. Agonistas e antagonistas dos receptores opióides: Os opióides variam não apenas na sua especificidade com os diversos tipos de receptores, como também na sua eficácia ao nível dos diferentes tipos de receptores.
Qual a tolerância aos opioides?
Tolerância e dependência: A tolerância aos opioides (isto é, aumento da dose necessária para produzir determinado efeito farmacológico), desenvolve-se rapidamente. A dependência é um fenômeno que envolve dois componentes separados: a dependência física e a dependência psicológica.
Como escolher o analgésico para a dor?
O médico escolhe o analgésico em função do tipo e da duração da dor, ponderando os possíveis riscos e benefícios.