Quanto à forma como os protozoários podem se mover?

Índice

Quanto à forma como os protozoários podem se mover?

Quanto à forma como os protozoários podem se mover?

Os protozoários podem apresentar dois tipos de esqueleto: endo e exoesqueleto. As organelas responsáveis pela locomoção do protozoário podem ser os flagelos, os cílios ou ainda extensões fluidas do próprio corpo (os pseudópodes).

Quais são os protozoários que se movimentam?

Existem ainda protozoários que se movimentam com a ajuda de pseudópodes, que são prolongamentos citoplasmáticos que modificam a forma do corpo do organismo e promovem a locomoção. Esse grupo, do qual fazem parte as amebas, é chamado de rizópodos.

Como ocorre a reprodução dos protozoários?

Os protozoários apresentam reprodução assexuada com divisão binária, mas há algumas espécies que apresentam reprodução sexuada. Nesse último caso, observa-se a fusão desses organismos, a formação de zigoto e uma posterior divisão. Esse processo garante a recombinação genética.

Como podemos classificar os protozoários?

Como exemplo desse grupo, podemos citar o Plasmodium vivax, responsável por provocar a malária. Os protozoários possuem uma classificação bastante controversa e complexa. Atualmente, alguns pesquisadores classificam esses seres em dezenas de filos diferentes dentro do Reino Protoctista.

Qual a origem do termo protozoário?

Protozoário é um termo popular para indicar organismos predominantemente unicelulares, cuja origem é grega, onde proto significa primeiro e zoo, animal. Acredita-se que as primeiras observações destes organismos foram feitas por Antonie van Leeuwenhoek entre o século XVII e XVIII.

Postagens relacionadas: