Como os protozoários eliminam o excesso de água?

Índice

Como os protozoários eliminam o excesso de água?

Como os protozoários eliminam o excesso de água?

Os protozoários de água doce, por exemplo, possuem uma concentração salina maior do que a presente no meio em que ele se encontra. Dessa forma, o excesso de água absorvido por osmose é eliminado pelos vacúolos pulsáteis ou contráteis.

Como o excesso de água é controlado pelos protozoários de água doce?

a) Os protozoários de água doce, por serem hipertônicos em relação ao meio externo, recebem influxo constante de água por osmose, para não "explodir" possuem vacúolos pulsáteis, responsáveis pela eliminação do excesso de água.

O que acontecerá se colocarmos o protozoário de água salgada na água doce?

Ele inchará, podendo até explodir. O oposto acontece com um peixe de água doce colocado no mar. A concentração de sais em seu organismo será bem menor que a do ambiente e ele perderá líquido até ficar desidratado.

O que acontece com a célula animal se essa absorver muita água do meio?

Já quando a célula animal é colocada em uma solução hipertônica (solução que apresenta concentração maior do que o interior da célula), ela irá perder água por osmose para o ambiente e irá murchar.

O que deve ocorrer com um protozoário de água doce ao ser transferido para água destilada?

Esse protozoário, ao ser transferido para água destilada, vai começar a "absorver" muita água por osmose, pois claramente estará em um ambiente hipotônico. Dessa forma, como não possuem vacúolo pulsátil para eliminar o excesso, as células vão inchar até que ocorra o rompimento (plasmoptise).

Quais são os mecanismos que permitem aos peixes de água salgada não perderem toda a água de seu corpo?

Resposta: A pressão da água do mar, rica em sais, é superior à do sangue dos peixes de água salgada, que perdem água por osmose e ganham sais por difusão através das brânquias. ... Para compensar a perda de água, esse peixes bebem muita água do mar, que é absorvida, com os sais, pelo tubo digestório.

Como é chamado o peixe que se reproduz na água doce e se desenvolve no mar?

Anádromos são os peixes ou outros animais aquáticos que se reproduzem em água doce mas se desenvolvem até a forma adulta no mar, como por exemplo, o salmão.

Quais são os protozoários de água doce?

Os protozoários de água doce, por exemplo, possuem uma concentração salina maior do que a presente no meio em que ele se encontra. Dessa forma, o excesso de água absorvido por osmose é eliminado pelos vacúolos pulsáteis ou contráteis.

Como são encontrados os protozoários?

Os protozoários podem ser encontrados livres ou em associação com outros seres vivos, estabelecendo relações de parasitismo, comensalismo e até mesmo de mutualismo. Em sua grande maioria, são encontrados em ambientes úmidos e aquáticos, podendo ocorrer em água doce, salgada e salobra.

Como ocorre a digestão dos protozoários?

A nutrição dos protozoários é basicamente heterotrófica, e a captura do alimento geralmente ocorre por fagocitose. A digestão intracelular ocorre por meio da formação de um vacúolo digestivo. É importante salientar que algumas espécies de protozoários são capazes de nutrir-se por processos fotossintéticos.

Como é a conjugação dos protozoários?

A reprodução sexuada dos protozoários é também chamada de conjugação. É semelhante à conjugação dos procariontes, em que dois indivíduos próximos podem trocar material genético. No caso dos protozoários, esse material genético está na forma de micronúcleos, e não na forma de plasmídeo.

Postagens relacionadas: