Quem faz o monitoramento das queimadas no Brasil?
Índice
- Quem faz o monitoramento das queimadas no Brasil?
- Quais sistemas são usados para monitorar queimadas no Brasil?
- Como funciona o sistema de monitoramento das queimadas?
- Por que os satélites causam queimadas florestais?
- Como dar início ao foco de incêndio?
- Quais são as consequências dos incêndios?
- Qual a pena de incêndios em matas ou florestas?

Quem faz o monitoramento das queimadas no Brasil?
Por que o INPE monitora queimadas? O INPE, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, tem entre seus objetivos desenvolver tecnologias e aplicações com satélites artificiais e produtos relacionados ao tempo e clima, que sejam de utilidade para a sociedade.
Quais sistemas são usados para monitorar queimadas no Brasil?
No Brasil, o órgão responsável por medir e analisar esses dados na Amazônia é o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. Ele utiliza três tipos de dados para acompanhar o estado da floresta: o Prodes, o Deter e o Terraclass.
Como funciona o sistema de monitoramento das queimadas?
O monitoramento de queimadas através de imagens de satélites é indispensável em um país como o Brasil, com dimensões continentais e muitas regiões remotas, sem meios intensivos de acompanhamento. O Programa Queimadas atualiza informações a cada três horas, diariamente.
Por que os satélites causam queimadas florestais?
A cada ano, os satélites detectam um número preocupante de incêndios florestais, um dos principais agentes para o aquecimento global e as mudanças climáticas. Grande parte das queimadas no país poderia ser evitada, pois a maioria vem de práticas agrícolas irresponsáveis.
Como dar início ao foco de incêndio?
Basta uma fagulha para dar início ao foco de incêndio, que se expande e varre impiedosamente extensas áreas onde há espécies vegetais e animais. Mas essa catástrofe não se limita à destruição da natureza, ela pode atingir áreas habitadas e cultivadas.
Quais são as consequências dos incêndios?
Outras atitudes negligentes também são responsáveis por desencadear os incêndios, como cigarros lançados às margens de estradas e os temíveis balões. Para combater e impedir queimadas, é preciso que as pessoas estejam cientes de suas ações no meio ambiente. É imprescindível que todos respeitem a natureza e vivam em equilíbrio com ela.
Qual a pena de incêndios em matas ou florestas?
Pelo artigo 41 da Lei de Crimes Ambientais, provocar incêndios em matas ou florestas pode resultar em uma pena variável de dois a quatro anos e multa, em caso de crime doloso (intencional), ou de seis meses a um ano e multa, se culposo. O valor da multa varia entre R$ 1 mil e R$ 7,5 mil por hectare.