Quais as vias de deposição de lipídios?

Quais as vias de deposição de lipídios?
Deposição e mobilização dos lipídios Os quilimícrons (formados a partir dos nutrientes absorvidos da alimentação, são originados no tecido epitelial no intestino delgado, eles vão para os capilares linfáticos e depois para o sangue, com isso ele será distribuído para todo o corpo.
O que gera a mobilização dos lipídios?
Quando há necessidade de energia a partir dos ácidos graxos, a mobilização da gordura inicia-se pela hidrólise de triacilglicerol dos adipócitos, formando ácidos graxos e glicerol. Primeiro a lipase sensível a hormônio promove a remoção do ácido graxo da posição 1 ou 3.
Quais são os tecidos adiposos?
O tecido adiposo pode ser classificado em dois tipos, como veremos a seguir:
- Tecido adiposo unilocular, amarelo ou comum. ...
- Tecido adiposo multilocular ou pardo.
Como funciona o tecido adiposo?
Favorecem o preenchimento de espaços e a manutenção dos órgãos em posição normal. Este tipo de tecido está distribuído por todo o organismo e em particular sob a pele, sendo ricamente irrigado por vasos sanguíneos. A quantidade de tecido adiposo presente em uma pessoa é determinada por fatores genéticos e pela ingestão de calorias.
Quais são os septos do tecido adiposo?
Desses septos partem fibras reticulares ( colágeno III) que sustentam as células adiposas. A vascularização deste tecido é muito abundante quando se considera a pequena quantidade de citoplasma funcionante. A relação volume de capilar sanguíneo /volume de citoplasma é maior no tecido adiposo do que no músculo estriado, por exemplo.
Por que o tecido adiposo engorda?
Em algumas pessoas, os adipócitos aumentam em número (hiperplasia). É por isso que o ser humano engorda. O tecido adiposo pode ser classificado como: tecido adiposo branco (amarelo) ou unilocular e tecido adiposo pardo ou multilocular.
Qual o tipo de tecido adiposo dos mamíferos?
Tipos de tecido adiposo. O tecido adiposo dos mamíferos pode ser classificado em dois tipos: tecido adiposo comum ou amarelo ou unilocular e tecido adiposo pardo ou multilocular.