Como alimentar paciente com sonda nasoenteral?
Índice
- Como alimentar paciente com sonda nasoenteral?
- Como é a alimentação por sonda?
- Como administrar medicamentos via sonda enteral?
- Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasoenteral?
- Quais os cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral?
- Porque o paciente se alimenta por sonda?
- Qual o material necessário para alimentar uma sonda?
- Quando deve ser trocada a sonda de alimentação?
- Por que uma sonda pode ser infectada?
- Qual o seu cardápio de alimentação por sonda?
Como alimentar paciente com sonda nasoenteral?
A alimentação para sonda nasogástrica, chamada de dieta enteral, pode ser feita com quase todo o tipo de alimentos, no entanto, é importante que os alimentos sejam bem cozinhados, triturados no liquidificador e, depois, coados para retirar pedaços de fibra que possam acabar entupindo a sonda.
Como é a alimentação por sonda?
A alimentação por sonda pode ser usada para alimentar pessoas cujo aparelho digestivo está funcionando normalmente, mas que não conseguem comer o suficiente para satisfazer suas necessidades nutricionais. Essas pessoas incluem aquelas com: Falta de apetite por um longo tempo.
Como administrar medicamentos via sonda enteral?
Protocolo para administração de medicamentos em pacientes com sonda nasogástrica:
- Lavar a sonda com 50ml de água filtrada ou fervida morna, antes e depois da medicação;
- Preferir fórmulas líquidas do medicamento. ...
- Evitar administrar medicamentos com a nutrição enteral.
Quanto tempo o paciente pode ficar com a sonda nasoenteral?
Por serem resistentes podem permanecer no paciente por longo tempo (5 meses ou mais), sendo necessária a troca somente quando apresentarem problemas como ruptura, obstrução ou mal funcionamento.
Quais os cuidados de enfermagem com a sonda nasoenteral?
Limpe diariamente a parte externa da sonda com gaze, água e álcool a 70% ou sabonete suave. Seque bem. Cuidado para não puxar a sonda acidentalmente. Caso haja saída ou entupimento, ela deverá ser trocada pelo médico.
Porque o paciente se alimenta por sonda?
A sonda alimentar é um instrumento utilizado para nutrir e hidratar pessoas que não comem e não bebem líquidos. Normalmente, são utilizadas em pessoas que não podem mais comer, por inúmeros motivos. Ou seja, pessoas com dificuldades de engolir ou até mesmo daquelas que não se alimentam por falta de apetite.
Qual o material necessário para alimentar uma sonda?
Material necessário para alimentar por sonda. Para alimentar corretamente uma pessoa com sonda nasogástrica é importante ter o seguinte material: 1 seringa de 100 ml (seringa de alimentação); 1 copo de água; 1 pano (opcional).
Quando deve ser trocada a sonda de alimentação?
A seringa de alimentação deve ser lavada após cada utilização, devendo ser trocada, pelo menos, de 2 em 2 semanas por um nova, comprada na farmácia. Além disso, para evitar que a sonda fique entupida, e seja necessário trocá-la, só se deve utilizar alimentos líquidos, como sopa ou vitaminas, por exemplo.
Por que uma sonda pode ser infectada?
Como resultado, a membrana que reveste o espaço pode tornar-se infectada, uma infecção grave chamada peritonite. Fórmulas grossas ou pílulas podem bloquear uma sonda. Às vezes, os médicos podem dissolver o bloqueio, adicionando certas enzimas ou substâncias formuladas para desintegrar os alimentos. As sondas, muitas vezes, saem acidentalmente.
Qual o seu cardápio de alimentação por sonda?
Exemplo de cardápio de alimentação por sonda 1 Café da manhã - Mingau de fuba líquido. 2 Colação - Vitamina de morango. 3 Almoço - Sopa de cenoura, batata, abóbora e carne de peru. Suco de laranja. 4 Lanche - Vitamina de abacate. 5 Jantar - Sopa de couve-flor frango moído e massa. Suco de acerola. 6 Ceia - Iogurte líquido. More ...