Como pagar o INSS mesmo desempregado?
Como pagar o INSS mesmo desempregado?
Como pagar o INSS? O pagamento do INSS pelo desempregado deve ser feito preenchendo e retirando a guia de pagamento. Para pagar as contribuições é necessário a guia de recolhimento. O documento pode ser obtido através do site Meu INSS, ou ainda em papelarias (carnê).
Como pagar meu INSS por conta própria?
4 passos para pagar o INSS como autônomo
- Fazer a inscrição no Programa de Integração Social (PIS);
- O trabalhador autônomo é inscrito como “contribuinte individual”.
- Escolher o tipo de contribuição;
- Efetuar o pagamento da Guia da Previdência Social (GPS).
Como Pagar o INSS enquanto está desempregado?
Entre aqueles que desejam descobrir como pagar INSS enquanto está desempregado, é comum a dúvida sobre a validade da contribuição durante o período do seguro-desemprego. É que, por ser um benefício atrelado ao antigo trabalho, muitos ficam sem saber se o imposto ainda está sendo automaticamente recolhido ou não. A resposta é não.
Será que você esqueceu de pagar o INSS?
Todo mundo tem na história alguns anos que trabalhou mas não recolheu o INSS da maneira certinha. Pode ser que você esqueceu de pagar o INSS mês passado, ou ficou anos sem pagar. E uma das perguntas mais frequentes que tenho é: como pagar o INSS em atraso desta época para eu me aposentar?
Posso pagar o INSS enquanto recebo seguro-desemprego?
Posso pagar o INSS enquanto recebo seguro-desemprego? Sim. Segundo Santos, o tempo em que recebe o seguro-desemprego não é considerado tempo de contribuição ao INSS. Portanto, quem quiser que o período conte para a aposentadoria deve contribuir como facultativo. Estou desempregado, mas fiz um bico.
Quando deve ser feita a guia do INSS?
O pagamento da guia deverá ser feito até o dia 15 do mês vigente. São aceitos pagamentos em bancos, casas lotéricas, internet banking, leitura de código de barras por aplicativo. Dessa forma, o trabalhador que estiver passando por esse momento difícil pode manter em dia os seus direitos do INSS.