É errado falar no gerúndio?

Índice

É errado falar no gerúndio?

É errado falar no gerúndio?

Muitas vezes, o gerúndio é utilizado em lugar de uma forma verbal mais apropriada. ... Não é errado usar o gerúndio. Ele deve ser usado adequadamente.

Como parar de usar gerúndio?

Já o “gerundismo” tem como estrutura “estar + gerúndio”, que não está de acordo com a gramática normativa, e assim esse uso deve ser impedido para não comprometer a credibilidade do emissor da mensagem. Para evitar o emprego desse modismo, use o tempo verbal correto – o futuro do presente.

Como substituir o uso do gerúndio?

O gerúndio, assim como as formas particípio e infinitivo, não faz parte de nenhum tempo ou modo verbal. Assim, ele mostra o desenvolvimento de uma ação em andamento, duradoura ou em continuidade....O que é gerúndio?
InfinitivoParticípioGerúndio
partirpartidopartindo

Quando é usado o gerúndio?

Quando os verbos são terminados em -ndo, como em falando, brincando, estudando e correndo, eles estão flexionados no gerúndio, cuja principal característica é indicar uma ação contínua, ou seja, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Qual é a forma do gerúndio?

Gerúndio é uma forma verbal conhecida como forma nominal do verbo, juntamente com o infinitivo e o particípio. Os gerúndios são terminados em "ndo". É chamado de forma nominal, porque o verbo pode em certas situações atuar como nome (substantivo, adjetivo ou advérbio). Esta forma nominal

Quais são os verbos no gerúndio?

Os verbos no gerúndio devem ser empregados em situações específicas: nas orações adverbiais para indicar circunstâncias como tempo, causa, modo, entre outras. A principal característica de um verbo flexionado no gerúndio é indicar uma ação contínua, isto é, uma ação que está em andamento, não finalizada no momento em que se fala.

Por que o gerúndio é desnecessário?

Nas frases que você leu acima, o uso do gerúndio é desnecessário, por isso dizemos que se trata de exemplos de gerundismo. Observe agora as mesmas frases, mas sem a interferência do desvio linguístico: A escola vai realizar um festival de sorvetes.

Será que o gerúndio está correto?

Quando empregado assim, o uso do gerúndio está correto, contudo, existe um fenômeno chamado gerundismo, que é caracterizado pelo emprego do gerúndio para indicar ações futuras, alterando assim sua real função gramatical, que é a de indicar uma ação que está em andamento.

Postagens relacionadas: