Tem como mudar o carro de gasolina para álcool?
Índice
- Tem como mudar o carro de gasolina para álcool?
- Tem como mudar o carro de gasolina para flex?
- Qual é a quantidade de etanol misturada à gasolina?
- O que torna um carro flex?
- Como se pode determinar a quantidade de álcool adicionado à gasolina?
- Será que a conversão de gasolina para álcool vale a pena?
- Qual é a diferença entre gasolina e álcool?
- Como fazer a conversão de gasolina para etanol?
- Qual a taxa de compressão de um motor a gasolina?

Tem como mudar o carro de gasolina para álcool?
É o famoso "chip flex", que converte o motor do carro movido apenas a gasolina, por meio de sua programação eletrônica, para o de um veículo flex - afinal, o etanol custa menos em algumas regiões do país.
Tem como mudar o carro de gasolina para flex?
Donos de carros a gasolina descobriram um jeito barato, mas irregular e perigoso, para transformar seus veículos em bicombustíveis: a instalação de um chip. Por um mínimo de R$ 60, é possível comprar um kit "Super Flex", que promete fazer o veículo rodar movido a álcool, gasolina ou com a mistura dos dois combustíveis.
Qual é a quantidade de etanol misturada à gasolina?
25% Segundo a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), a porcentagem obrigatória de etanol anidro combustível que deve ser adicionado na gasolina é de 25%, sendo que a margem de erro é de 1% para mais ou para menos.
O que torna um carro flex?
Os carros flex são aqueles que podem utilizar tanto gasolina como etanol em seus motores. É diferente de veículos monocombustíveis, que só podem utilizar um tipo de combustível em seu funcionamento. Atualmente, os carros flex correspondem a cerca de 80% da frota brasileira.
Como se pode determinar a quantidade de álcool adicionado à gasolina?
- Teor de álcool: para obter a porcentagem de álcool basta subtrair a quantidade total da mistura menos a porcentagem de gasolina: Cálculo: 100 - “teor de gasolina” = teor de álcool.
Será que a conversão de gasolina para álcool vale a pena?
Conversão de gasolina para álcool, vale a pena? Nos anos 90, quando houve escassez de etanol e preços elevados nos postos, milhares de pessoas decidiram converter seus carros a álcool para gasolina. O sentido inverso era raro e ainda é, com pouca gente se aventurando em trocar o combustível originalmente gasolina por etanol.
Qual é a diferença entre gasolina e álcool?
Lembre-se que um dos pontos que mais se alteram entre motores a gasolina e álcool é a taxa de compressão, bem mais elevada no segundo caso. Por conta disso, deve-se encontrar um profissional com experiência nesse tipo de conversão, que é bem diferente daquela tradicionalmente conhecida, feita para se ter no carro o gás natural ou GNV.
Como fazer a conversão de gasolina para etanol?
A conversão feita da forma correta vai exibir muito trabalho, peças e componentes específicos e, o mais importante, um bom dinheiro. Fuja de propostas e ofertas que mudam o combustível do carro como um passe de mágica. Softwares e programas que fazem o carro passar de gasolina para etanol são balela e detonarão seu motor.
Qual a taxa de compressão de um motor a gasolina?
Em média, um motor a gasolina funciona com 9:1 de taxa de compressão, enquanto um movido por álcool fica na casa de 12:1. Os Flex circulam entre 10:1 e 11:1 para atender aos dois combustíveis. Porém, esse acréscimo em performance vem também com aumento de 30% no consumo.