Como solicitar aposentadoria por depressão?

Índice

Como solicitar aposentadoria por depressão?

Como solicitar aposentadoria por depressão?

Como pedir a aposentadoria por depressão no INSS? Em primeiro lugar, você pode pedir de forma presencial (perícia na agência) ou de forma virtual (pelo site Meu INSS). Sempre que pedir um benefício por incapacidade o segurado deverá juntar toda a documentação que possui sobre a doença, como: Laudos médicos.

Como aposentar uma pessoa com problemas mentais?

Para você ter direito a essa aposentadoria, vai precisar ter os seguintes requisitos:

  1. 60 anos, se homem, e 55 anos, se mulher.
  2. 15 anos de tempo de contribuição.
  3. comprovar a existência de deficiência, seja qual grau for, durante esse tempo de contribuição.

Como garantir o direito à aposentadoria por depressão?

Para garantir o direito à aposentadoria por depressão, é necessário comprovar essa necessidade. Por isso os documentos médicos devem ser apresentados. Ao passo que, o laudo deve contar com a identificação do médico e relato sobre a doença, bem como sobre o período que o cidadão deve ficar em tratamento.

Como saber se a depressão é causa de aposentadoria por invalidez?

Sim, a depressão pode ser causa de aposentadoria por invalidez. Em todos os casos devemos analisar se a depressão causa incapacidade para o trabalho. Assim, não basta ser diagnosticado com depressão, é necessário que a depressão cause a incapacidade. Como saber se a depressão está causando incapacidade?

Qual a gravidade da aposentadoria por depressão?

E tal qual pela sua gravidade, hoje já é possível solicitar também a aposentadoria por depressão. Segundo ainda uma pesquisa realizada em 2018 pela Universidade de São Paulo (USP), o Brasil é o país da América Latina que mais sofre com a doença. Com aproximadamente 6% da nossa população acometida, precisamos mesmo falar sobre o tema.

Qual a aposentadoria por invalidez?

A aposentadoria por invalidez é destinada ao segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que está permanentemente incapaz de exercer seu trabalho e que não pode ser reabilitado em outra profissão. Isso deve ser decidido a partir de perícia médica.

Postagens relacionadas: