Como pedir efeito suspensivo no recurso ordinário?
Índice
- Como pedir efeito suspensivo no recurso ordinário?
- Como obter efeito suspensivo em recurso trabalhista?
- Quais os efeitos do recurso ordinário?
- Como regra geral o recurso ordinário tem efeito suspensivo automático?
- Quais recursos tem efeito suspensivo no processo do trabalho?
- O que quer dizer com efeito suspensivo?
- Quando o recurso tem efeito suspensivo trabalhista?
- Quando usar o recurso ordinário trabalhista?
- Qual o prazo do recurso ordinário no processo trabalhista?
- Qual o efeito suspensivo da sentença?
- Como ocorre o efeito suspensivo?
- Por que o efeito suspensivo não é imediato?
- Qual a regra de suspensão da sentença?

Como pedir efeito suspensivo no recurso ordinário?
Para o magistrado, o pedido de efeito suspensivo a recurso é uma tutela provisória cautelar de procedimento específico, que deve ser apresentado no próprio recurso, a fim de ser examinado pelo juiz – quando do juízo primeiro de admissibilidade – ou, depois, pelo relator.
Como obter efeito suspensivo em recurso trabalhista?
Via de regra, o recurso trabalhista não é dotado de efeito suspensivo: CLT Art. 899 - Os recursos serão interpostos por simples petição e terão efeito meramente devolutivo, salvo as exceções previstas neste Título, permitida a execução provisória até a penhora.
Quais os efeitos do recurso ordinário?
Regra: O Recurso Ordinário será sempre recebido no efeito DEVOLUTIVO. O processo não ficará suspenso, ou seja, a parte que tem a sentença favorável a ela já poderá executar os valores de forma provisória através da extração de carta de sentença.
Como regra geral o recurso ordinário tem efeito suspensivo automático?
Como não há, este último deve sofrer os influxos da regra geral, que está no art. 995 do CPC. Significa, então, que o recurso ordinário constitucional não é dotado de efeito suspensivo automático”.
Quais recursos tem efeito suspensivo no processo do trabalho?
Agravo de Petição Seu papel é causar um efeito suspensivo, adiando a decisão. O prazo para o agravo de petição ser proferido é de 8 dias contados a partir do ocorrido. Da mesma forma, o acusado tem igual período para recorrer do recurso.
O que quer dizer com efeito suspensivo?
O efeito suspensivo, resumidamente, é o que suspende a eficácia da sentença expressa. Isto significa que após proferida a sentença e intermédio recurso, será concedido a ele tal efeito. A decisão que foi recorrida não poderá surtir efeitos até que ocorra um novo julgamento.
Quando o recurso tem efeito suspensivo trabalhista?
No processo do trabalho a regra é o efeito devolutivo, que ocorre quando a questão for devolvida pelo juiz da causa a outro juiz ou tribunal. O efeito suspensivo provoca a paralisação dos efeitos da sentença, contra a qual foi interposto o recurso, impedindo o início da execução, mesmo que provisória.
Quando usar o recurso ordinário trabalhista?
895 da CLT, o recurso ordinário é cabível: das decisões definitivas ou terminativas das Varas do Trabalho e dos Juízes de Direito investidos na jurisdição trabalhista para os Tribunais Regionais do Trabalho da respectiva região (inciso I do art. 895 da CLT). Nesse caso, cabe recurso ordinário que será julgado pelo TRT.
Qual o prazo do recurso ordinário no processo trabalhista?
8 dias Esse tipo de recurso cabe, única e exclusivamente, para corrigir uma decisão do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de caráter ordinário e de dissídios individuais ou para uniformizar a jurisprudência. O prazo é de 8 dias – exceto a Fazenda Pública e o Ministério Público do Trabalho, que têm o dobro do tempo.
Qual o efeito suspensivo da sentença?
O efeito suspensivo é aquele que suspende a eficácia da sentença proferida. Ou seja, após proferida a sentença e interposto recurso, sendo-lhe concedido tal efeito, a decisão recorrida não poderá surtir efeitos até que haja novo julgamento. Os recursos são dotados de dois principais efeitos. São eles o efeito devolutivo e efeito suspensivo.
Como ocorre o efeito suspensivo?
Já o efeito suspensivo suspende a execução da sentença até que o recurso interposto seja julgado. Como acontece o efeito suspensivo? O efeito suspensivo pode se dar por meio de dois critérios: ope legis e ope judicis. O critério ope legis, também conhecido por efeito suspensivo próprio, é aquele previsto em lei.
Por que o efeito suspensivo não é imediato?
Mas isso não significa que o efeito suspensivo não possa ser suscitado (art. 1.012, §3º e 4º). Além das exceções previstas no §1º do art. 1.012 do Novo CPC, a legislação traz outras hipóteses em que a concessão do efeito suspensivo não é imediata: Art. 58, V, da Lei 8.245/1991, nas ações de despejo: Art. 58.
Qual a regra de suspensão da sentença?
No atual diploma processual, como já explanado anteriormente, a regra é no sentido de não haver suspensão dos efeitos da sentença, salvo disposição legal ou decisão judicial em contrário (art. 995).