Como posso pedir desculpa?
Como posso pedir desculpa?
E, bem, como é difícil pra todo mundo, seguem 6 dicas de como pedir desculpas de verdade:
- Entenda a dor que foi causada. ...
- Deixe claro que você entendeu e reconhece o que houve de errado. ...
- Seja sincero. ...
- Não divida a responsabilidade pelo que houve. ...
- Evite usar a palavra “mas…” ...
- Afirmar ações de reparação.
Como se retratar com uma pessoa?
Sempre que possível, tente se desculpar cara a cara. Olhar nos olhos da pessoa, mostrar uma expressão facial sincera e se colocar em uma postura que mostre abertura (sem os braços cruzados e encarando a pessoa de frente) também ajudam na hora do perdão.
Como pedir desculpas pessoalmente?
Na hora de pedir desculpas, procure o fazer pessoalmente. Muitas vezes mensagens podem ser mal interpretadas e nossas intenções podem não serem totalmente claras. Lembre-se que estamos constantemente demonstrando nossas emoções pela nossa postura, portanto evite ficar com os braços cruzados ou olhando para baixo.
Qual a hora correta para pedir desculpas?
Encontre a hora correta. Mesmo ao se arrepender imediatamente de algo, o pedido de desculpas pode ser ineficaz no meio de uma situação altamente emocional. Por exemplo, caso estejam no meio de uma discussão, o pedido pode sequer ser ouvido. Isso ocorre pois é muito difícil ouvir os outros quando estamos sobrecarregados de emoções negativas.
Como fazer um pedido de desculpas?
Um pedido de desculpas pode expressar que a ofensa não foi intencional ou que deveria prejudicar outra pessoa. Isso pode ser útil para reafirmar que você se importa com a pessoa e que não deseja o mal dela. Entretanto, tome cuidado para que as razões por trás de seu comportamento não sirvam de justificativa para o mal causado. [8]
Como você pode estragar desculpas?
A outra pessoa pode até mesmo valorizar o fato de você ter se preparado para pedir desculpas. Caso esteja com medo de estragar o pedido de desculpas, considere treinar com um amigo próximo. Não ensaie demais para que a desculpa não pareça forçada ou atuada, mas pode ser útil praticar com alguém e obter um feedback.