É normal pedir desculpas por tudo?

Índice

É normal pedir desculpas por tudo?

É normal pedir desculpas por tudo?

O principal problema de pedir desculpas demais Você condiciona (condicionou) sua mente a pensar que está sempre errado, que sempre comete erros. Logo, sempre vem os pedidos de desculpas, quase que automaticamente. Também pode indicar um grande medo de rejeição, de magoar alguém, de distanciar pessoas queridas.

Quando a pessoa pede muita desculpas?

Pedir desculpas pode trazer vantagens para algumas pessoas muito egocêntricas. É uma forma de se apropriar de algo, ou seja, ter provocado algo no outro e desta forma exercer o controle sobre o outro. Aquilo que o outro sente é um efeito de algo que eu fiz, outorga-se, assim um sentimento de poder sobre o outro.

Por que você pode pedir desculpas?

Claro que ser uma pessoa que sabe pedir desculpas é algo bom, mas esse excesso pode ter o efeito contrário. Por mais que ela possa ser vista como alguém que assume falhas e fraquezas, ao exagerar, ela fica com a reputação ameaçada. "Pode ser vista também como pouco assertiva, que não é confiável ou consistente", ele completa.

Como pedir desculpas para alguém?

Um erro comum é pedir desculpas sem saber bem ao certo do que está se desculpando. Se você vê uma pessoa triste ou acha que fez mal para alguém, procure refletir sobre as suas atitudes e tente se colocar no lugar do outro. Somente assim você saberá qual o impacto que suas atitudes têm.

Por que usamos as desculpas?

O psicólogo Fabio Iglesias, professor do programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações na UnB (Universidade de Brasília), acredita que isso acontece porque usamos as desculpas como uma forma de gerenciarmos a impressão que deixamos nos outros.

Como fazer um pedido de desculpas?

Um pedido de desculpas pode expressar que a ofensa não foi intencional ou que deveria prejudicar outra pessoa. Isso pode ser útil para reafirmar que você se importa com a pessoa e que não deseja o mal dela. Entretanto, tome cuidado para que as razões por trás de seu comportamento não sirvam de justificativa para o mal causado. [8]

Postagens relacionadas: