Quando o INCC pode ser cobrado?

Índice

Quando o INCC pode ser cobrado?

Quando o INCC pode ser cobrado?

A cobrança é feita até final da construção, ou melhor, de sua quitação – e só pode ser feita quando o imóvel está na planta. O INCC não pode ser cobrado com juros. Porém, cabe o reajuste, e isto será feito em cima do saldo devedor e não sobre o valor total do apartamento ou casa.

Como é feito o cálculo do INCC?

Primeiro calcula-se o saldo devedor corrigido de março, o multiplica pela taxa de janeiro e depois soma o resultado com o saldo devedor de novo. Ficando assim, no caso do exemplo dado: R$100mil (saldo devedor atual) x índice de janeiro + R$100mil. O resultado será o saldo devedor corrigido.

Quantas vezes é cobrado o INCC?

Em geral, a cobrança da taxa INCC é finalizada em duas ocasiões que, na maioria dos casos, acontecem momentaneamente: quando o empreendimento emite o Habite-se ou quando o chega o mês previsto para a entrega do empreendimento.

Qual a taxa do INCC 2021?

O INCC-M acumula alta de 9,38% em 2021, segundo a FGV.

Qual a diferença entre INCC e evolução de obra?

Como dito antes, o INCC é o índice de correção de todos os valores ainda devidos, até a entrega das chaves. Portanto, ele não é considerado juros. Já o juros de obra, também chamado de taxa de evolução de obra, é um valor cobrado pelo banco das construtoras.

O que é a taxa INCC?

INCC significa Índice Nacional de Custos da Construção. Esse índice vai medir toda mudança dos preços de toda a matéria prima da obra, a mão de obra e os preços dos materiais utilizados na obra. O INCC é calculado todo mês pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo.

Qual o valor do INCC hoje?

Todos Valores
JanAcumulado anual
20200,388,81
20190,494,14
20180,313,83
20170,414,25

Como é calculado o INCC 2021?

Para calcular o INCC, basta aplicá-lo sobre o saldo devedor do imóvel para saber o valor reajustado. Os valores do INCC podem ser conferidos na tabela de 2021 do INCC. Feito isso, agora é necessário calcular o valor da parcela, basta dividir este saldo (já com a aplicação do índice) pelo número de parcelas restantes.

Por que o INCC é cobrado?

O que é INCC e por que ele é cobrado? Elaborado pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), o INCC significa Índice Nacional de Custo da Construção. Ele tem o objetivo de analisar o desempenho dos gastos das construções habitacionais. Geralmente, ele é cobrado para corrigir contratos na compra de imóveis, enquanto uma obra ainda está sendo construída.

Quais fatores podem gerar o INCC?

Você analisa o contrato e vê um valor diferente da mensalidade a ser paga. Existem diversos fatores que podem ter gerado este custo e um deles você verá agora. Conheça o INCC e saiba porque seu imóvel ficou mais caro durante a construção.

Quais são os desdobramentos do INCC?

O INCC tem três desdobramentos: o INCC-DI, o INCC-M e o INCC-10. A única diferença é o período de coleta e divulgação dos dados. O INCC-DI é pesquisado entre o 1º e o último dia do mês de referência. O INCC-M, entre os dias 21 do mês anterior e 20 do mês de referência.

Por que o INCC deve ser aplicado após a entrega do apartamento?

Por esse motivo, o índice não pode ser aplicado após a entrega do apartamento. Caso a construtora atrase a obra, o INCC deve parar de ser usado no mês de entrega estabelecido pelo contrato — os juízes ainda não têm uma opinião definida sobre o que deve acontecer a partir daí.

Postagens relacionadas: