Qual a origem de pedir bênção?
Qual a origem de pedir bênção?
No hebraico, a palavra bênção (baarah) vem de uma raiz (barakeh, beirakheh) que significa ajoelhar, abençoar, exaltar, agradecer, felicitar, saudar. Tanto no hebraico quanto no grego (eulogia) apresenta um sentido de concessão de alguma coisa material. Todavia, a forma grega acrescenta ainda os bens espirituais.
Qual é o sentido de pedir a benção aos pais?
Originalmente respondida: De onde veio a tradição brasileira de pedir a benção aos seus pais? O direito romano tinha a figura do Pátrio Poder - um pai patrício tinha direito de vida e morte sobre os que cresciam sob seu teto — filhos e escravos. Tinha o direito inclusive de mandar matá-los.
Qual é a bênção dos pais?
Esse versículo mostra que a bênção dos pais (e também a maldição!) não é simplesmente uma tradição do passado ou mera formalidade social. Muito mais do que isso, a Escritura nos assegura que a bênção dos pais é algo eficaz e real, isto é, um meio que Deus escolheu para agraciar os filhos.
Por que os pais não acreditam na Bênção paterna?
Muito já não acreditam no poder da bênção paterna e nem mesmo ensinam os filhos a pedi-la. Os pais têm uma missão sagrada na terra, pois deles dependem a geração e a educação dos filhos de Deus. Eles são os primeiros mensageiros de Deus na vida dos filhos, sobre os quais têm o poder de atrair as dádivas de Deus.
Como aprender a pedir a bênção aos seus filhos?
Portanto, os filhos, desde criança, aprenderão a pedir a bênção aos seus pais se os próprios pais tomarem a iniciativa de dar a bênção aos seus filhos, e assim sucessivamente. Não deixemos de cultivar esse e outros valores de nossas famílias.
Qual o dever dos pais de formar os filhos para a vida?
É um dever e direito dos pais incutir na vida dos seus filhos os valores e a verdade sobre a vocação humana. “A família deve formar os filhos para a vida, de modo que cada um realize plenamente o seu dever segundo a vocação recebida de Deus”, afirma a exortação no número 14.