Como auditar as contas de um condomínio?
Índice
- Como auditar as contas de um condomínio?
- Quanto custa uma auditoria nas contas do condomínio?
- Quem pode fazer auditoria em condomínio?
- O que é auditoria em um condomínio?
- Como fazer auditoria em prestação de contas?
- Como analisar as contas do condomínio?
- Quanto custa uma auditoria em uma empresa?
- Qual o valor de uma auditoria contábil?
- Como saber se o síndico está roubando?
- Quem pode assinar uma auditoria?
- Como fazer uma auditoria em condomínio?
- Será que a auditoria condominial é feita pela própria administradora?
- Qual é o relatório da auditoria do condomínio?
- Como buscar uma assessoria para auditoria de condomínios?
Como auditar as contas de um condomínio?
Geralmente, a auditoria condominial é pedida pelo próprio síndico ou conselho fiscal. No entanto, os condôminos podem se mobilizar e pedir pela análise das contas. Nesses casos, é possível convocar uma reunião de assembleia geral através de um abaixo-assinado para discutir o tema.
Quanto custa uma auditoria nas contas do condomínio?
O custo de uma auditoria de condomínio varia de acordo com o tamanho do empreendimento. No caso de auditorias preventivas, as empresas costumam cobrar de acordo com o número de apartamentos no condomínio, com valores em torno de R$ 3 a R$ 6 mensais por unidade.
Quem pode fazer auditoria em condomínio?
Em resumo, somente Contadores com registro no Conselho Regional de Contabilidade podem emitir um relatório de Auditoria sobre as contas do condomínio.
O que é auditoria em um condomínio?
A finalidade de um trabalho de auditoria em um condomínio é certificar que as contas, tanto de entrada de recursos como de pagamento de despesas, estejam suportadas por documentos hábeis e de acordo com o orçamento aprovado em assembleia.
Como fazer auditoria em prestação de contas?
Auditoria, para ter validade legal, só pode ser feita por auditores que sejam registrados pela CVM - Comissão de Valores Mobiliários, portanto basta procurar um e apresentar a documentação, ele saberá o que é necessário, lembrando que em um condomínio, só o síndico autoriza gastos.
Como analisar as contas do condomínio?
Há duas formas de saber se há irregularidades nas contas de um prédio: analisar a pasta de prestação de contas e o balanço mensal. A primeira deve conter todas as despesas do condomínio, desde a compra de canetas até de materiais para obras. Pode ser consultada pelos moradores a qualquer hora, na própria administração.
Quanto custa uma auditoria em uma empresa?
É aceitável que possa haver alguma diferença de preço caso uma empresa apresente um perfil de risco maior – fato que impacta diretamente o trabalho das auditorias....
Instituição | Valor pago* | Auditoria |
---|---|---|
Itaú-Unibanco | 38,5 milhões | PWC |
Bradesco | 31 milhões | PWC |
Santander | 6,5 milhões | Deloitte |
Banco do Brasil | 6,4 milhões | KPMG |
Qual o valor de uma auditoria contábil?
O valor de uma auditoria está na percepção oriunda dos usuários das demonstrações auditadas acerca da ca- pacidade do auditor em descobrir erros ou falhas no sis- tema contábil e de resistir às pressões do cliente em divul- gar tais descobertas (DeAngelo, 1981a).
Como saber se o síndico está roubando?
Há duas formas de saber se há irregularidades nas contas de um prédio: analisar a pasta de prestação de contas e o balanço mensal. A primeira deve conter todas as despesas do condomínio, desde a compra de canetas até de materiais para obras. Pode ser consultada pelos moradores a qualquer hora, na própria administração.
Quem pode assinar uma auditoria?
O exercício da atividade de auditoria independente (para pessoa física ou pessoa jurídica) é uma prerrogativa profissional dos contadores legalmente habilitados por registro em Conselho Regional de Contabilidade.
Como fazer uma auditoria em condomínio?
Como fazer auditoria em condomínio? Para finalizar, vamos falar sobre algumas questões práticas acerca das auditorias em condomínio. O custo de uma auditoria de condomínio varia conforme o tamanho do empreendimento. É comum que o valor seja estipulado com base no número de unidades do condomínio.
Será que a auditoria condominial é feita pela própria administradora?
Não é indicado que a auditoria condominial seja feita pela própria administradora. O parecer de auditoria em condomínio deve ser realizado por uma entidade independente, sem vínculo com o empreendimento. Geralmente, a auditoria condominial é pedida pelo próprio síndico ou conselho fiscal.
Qual é o relatório da auditoria do condomínio?
Ao final da análise das contas do condomínio, a empresa auditora entrega um relatório da auditoria do condomínio. Esse documento também é comumente chamado de parecer de auditoria em condomínio. Com o auxílio de recursos tecnológicos, o profissional compila todas as informações adquiridas ao longo da investigação.
Como buscar uma assessoria para auditoria de condomínios?
Caso a desconfiança persista, é recomendável buscar a assessoria de uma empresa ou contador autônomo especializado na área de auditoria de condomínios. Esse profissional deve ser qualificado e possuir conhecimento prático sobre auditoria em condomínio, Código Civil, bem como questões fiscais e trabalhistas.