É possível desde já receber a inicial e deferir a tutela de urgência?
Índice
- É possível desde já receber a inicial e deferir a tutela de urgência?
- Como pedir tutela antecipada na petição?
- Qual juízo competente para julgar as tutelas de urgência?
- É possível pleitear somente a tutela de urgência?
- Qual o modelo de petição inicial de tutela antecipada de urgência?
- Qual a finalidade da tutela de urgência?
- Por que o pedido de tutela de urgência foi deferido?
- Quando será concedida a tutela de urgência?
É possível desde já receber a inicial e deferir a tutela de urgência?
Ao receber a inicial, o juiz verificará se está em ordem e se cabe a liminar. É possível o deferimento da tutela de urgência liminarmente, ou após justificação prévia. Se, contudo, entender que o pedido tem natureza satisfativa, o juiz determinará que o processo siga os trâmites previstos.
Como pedir tutela antecipada na petição?
A tutela antecipada pode ser pedida em qualquer fase, inclusive em sede recursal. Nesse caso, o pedido será formulada em simples petição, dirigida ao juiz do feito, que conterá as alegações e indicação das provas referentes aos requisitos da tutela antecipada.
Qual juízo competente para julgar as tutelas de urgência?
Na disquisição do tema, a tutela provisória de urgência é concedida pelo juízo das representações especiais, competente para o processo e julgamento de casos em que incidem os artigos 30-A, 41-A, 73, 74, 75 e 77 da Lei nº 9.504/97, pois se observa o rito estabelecido no artigo 22 da Lei das Inelegibilidades.
É possível pleitear somente a tutela de urgência?
De acordo com a literalidade do Código, apenas a tutela antecipada requerida com fundamento na urgência admite esse procedimento – requerimento em petição incompleta, com possibilidade de estabilização.
Qual o modelo de petição inicial de tutela antecipada de urgência?
Trata-se de modelo de petição inicial com Pedido de Tutela Antecipada de Urgência, formulado com suporte no art. 303 c/c art. 300 do novo CPC/2015, ajuizada contra plano de saúde, cujo propósito é obter ordem judicial para instá-lo a fornecer medicamento para tratamento de mal de Alzheimer e, igualmente, tratamento “home care”.
Qual a finalidade da tutela de urgência?
§ 1o Para a concessão da tutela de urgência, o juiz pode, conforme o caso, exigir caução real ou fidejussória idônea para ressarcir os danos que a outra parte possa vir a sofrer, podendo a caução ser dispensada se a parte economicamente hipossuficiente não puder oferecê-la.
Por que o pedido de tutela de urgência foi deferido?
Em particular, na primeira hipótese, na qual o pedido de tutela de urgência foi deferido, o inciso I do parágrafo 1º do artigo 303 preceitua que o demandante deverá emendar a petição inicial em 15 dias “ou em outro prazo maior que o juiz fixar”.
Quando será concedida a tutela de urgência?
A tutela de urgência será concedida quando houver elementos que evidenciem a probabilidade do direito e o perigo de dano ou o risco ao resultado útil do processo.